Resenhas: Poderoso Destino e Poderosa Liberdade, J. Marquesi

Oi, meus amores! Tudo bem? ❤

Vim falar com vocês sobre dois romances de época incríveis que se passam na Inglaterra, mas que também têm cenas maravilhosas ambientadas no Brasil, então podemos ter o gostinho de ver nosso país sendo representado nesse gênero tão querido. E já deixo o alerta de livros hots. Não são tantas cenas, mas as que têm são tipo UAU! Se gostam, vão fundo na leitura!

Poderoso Destino

Sinopse:

Depois de ser publicamente humilhado pela alta sociedade de Londres, o conde de Hawkstone precisará provar que é capaz de reerguer-se e ter de volta a fortuna de sua família, completamente arruinada pelo seu falecido pai. Com a chegada de Joaquim, seu primo português, Hawk vê a possibilidade de enriquecer novamente com um arriscado investimento: o café brasileiro. Com o sucesso dos negócios e sua volta ao topo da aristocracia, Hawkstone está pronto para reivindicar o amor de lady Gwendoline, que lhe fora negada no passado, porém uma viagem ao Brasil faz com que ele conheça o verdadeiro amor nos braços da jovem e misteriosa garota de cabelos castanho-avermelhados.

Link de compra: https://amzn.to/3hpTccQ.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Em “Poderoso Destino”, acompanhamos a trajetória de Hawk, um conde que descobriu tarde demais que o pai tinha levado a família à falência. E quando uma duquesa inimiga descobriu isso, aproveitou a oportunidade para humilhá-lo diante de toda a aristocracia. Mas o pior de tudo é que, por causa disso, ele foi impedido de se casar com a mulher que sempre desejou. Só que o mundo dá voltas e, cinco anos depois, Hawk conseguiu se recuperar e está mais rico e poderoso do que nunca, graças a um primo que propôs que investisse num ramo extremamente lucrativo: o café brasileiro. E agora, o antigo amor de Hawk também está livre, após enviuvar. A partir daí, seria só eles se reconectarem e recuperarem o tempo perdido longe um do outro, né? No entanto, as coisas não vão acontecer conforme o esperado.

Numa viagem ao Brasil, Hawk acaba se envolvendo com uma misteriosa e sedutora deusa ruiva de olhos dourados que abala completamente suas estruturas. Só que ela desaparece antes que ele tenha a chance de descobrir sua verdadeira identidade, e o reencontro vai acontecer da forma mais surpreendente possível…

“Poderoso Destino” foi minha primeira experiência com a escrita da Ju Marquesi, e preciso dizer que ela me encantou completamente com sua narrativa envolvente e seus personagens encantadores, que me conquistaram desde suas primeiras aparições. A ambientação da história é muito bem feita, a gente percebe o cuidado da autora com a pesquisa. É fácil se sentir transportado tanto para a Londres vitoriana quanto para o Brasil imperial. Inclusive, embora a passagem pelo nosso país seja curta, é minha parte preferida do livro. O encontro de Hawk e Helena é uma coisa mágica, só lendo para vocês entenderem. Amei fazer essa leitura, com certeza pretendo ler mais obras dela.

Poderosa Liberdade

Sinopse:

O primeiro amor sempre deixa lembranças boas e ruins. No caso de Marieta da Silveira, seu primeiro amor havia lhe deixado um gosto amargo de decepção e mentira. Imaginara que ele era diferente, que a via além de todo o estigma que seu povo sofria, que ela mesma carregava, mas não. Joaquim Ávila era como todos os outros que já tinha conhecido. Agora era uma mulher livre, de corpo e alma, e havia jurado que nunca mais ninguém teria poder de lhe prender novamente. Tinha chegado a hora de seu recomeço, desta vez em Londres, e nem mesmo o reencontro com aquele que fora seu grande amor no passado iria tirar dela a vontade de ser finalmente dona de si mesma. No entanto, não será uma tarefa fácil: Marieta terá que manter a cabeça erguida para continuar em busca de seus sonhos sob o julgamento de uma sociedade racista para, enfim, livrar-se das amarras que sempre foram impostas a ela.

Link de compra: https://amzn.to/3hl3cUF.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

“Poderosa Liberdade” traz a história de Marieta, uma escravizada que finalmente será libertada por sua melhor amiga Helena, a mocinha do livro anterior, e embarcará com ela para a Inglaterra, para trabalhar como dama de companhia. E lá, Marieta acabará se reencontrando com Kim, o homem a quem entregou seu coração no passado e que a iludiu com falsas promessas de amor e liberdade. Ou será que ele teve motivos fortes para não voltar para ela?

Esse é um romance que tem um desenvolvimento mais lento, em que a narrativa se alterna entre passado e presente, mostrando como Marieta e Kim se conheceram e se apaixonaram, e também como estão após cinco anos longe um do outro. Muita coisa aconteceu nesse período: Kim enriqueceu e construiu sua vida na Inglaterra, e Marieta acabou se casando com outro homem por ordem do seu “dono” e ficando viúva algum tempo depois. Agora os dois estão muito diferentes, mas logo no primeiro encontro percebemos que o amor deles continua tão vivo quanto antigamente. A gente fica louco para descobrir por que Kim não buscou Marieta como havia prometido e para vê-los sentar, conversar e resolver suas pendências.

“Poderosa Liberdade” é um livro maravilhoso que traz um casal apaixonante, mas que me conquistou, sobretudo, pela representatividade e pela importância dos temas trabalhados ao longo da história, como o racismo e a luta das mulheres por espaço na sociedade. Marieta é uma personagem muito forte, que se impõe bastante. Ela não abaixa a cabeça e não permite que ninguém a humilhe. Mesmo em um país com uma cultura completamente diferente da dela, Marieta mostra o orgulho que tem das suas raízes. Ela veste a moda europeia, sim, porém também usa seu turbante, suas tranças e a coroa de cachos negros como a noite com que nasceu. Isso é lindo de ver! Mas o melhor de tudo é que Marieta não está sozinha, o livro traz outras personagens igualmente incríveis, como as irmãs do Hawk e Cat, uma viscondessa viúva que funda um jornal para dar voz às mulheres. Eu amei esse plot, mesmo sendo secundário. Enfim, super recomendo essa leitura! Tenho certeza que vocês não vão se arrepender de dar uma chance.

E é isso, meus amores, espero que tenham gostado de conhecer essas histórias! Agora me contem: vocês conhecem outros romances de época que trazem a representatividade em primeiro plano? 🤔

Publicidade

5 comentários sobre “Resenhas: Poderoso Destino e Poderosa Liberdade, J. Marquesi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s