Resenha: Emma, Jane Austen

Oi, meus amores! Tudo bem? ❤

Vim trazer a minha última resenha sobre os seis grandes romances escritos por Jane Austen, espero que gostem de saber mais sobre esta história!

Sinopse:                       

Ao comentar sobre Emma Woodhouse, Jane Austen brincou com seus leitores ao dizer que Emma é “o tipo de heroína que ninguém além dela própria iria gostar muito”. Entretanto, ela é irresistível, dona de uma personalidade singular e capaz de despertar no leitor amor e ódio ao mesmo tempo. Emma é profunda, talvez por isso seja a única personagem dos seis livros publicados de Austen, cujo próprio nome é também o título da obra. O livro é um ótimo exemplo de sagacidade e ironia, típicos da escrita de Jane Austen, e é considerado por muitos seu romance mais elaborado. A habilidade que a escritora teve em demonstrar os diversos aspectos da natureza humana de forma bastante realista e afetuosa eleva esta obra a uma sátira brilhante.

Compre aqui.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

“Emma” traz uma protagonista bem diferente das demais da Jane Austen. Nos outros romances, temos mocinhas que vêm de famílias com condições financeiras difíceis ou, no máximo, razoáveis, mas nenhuma é rica como Emma. Como diz logo a primeira frase do livro, ela é uma moça linda, inteligente e financeiramente privilegiada, que não possui qualquer preocupação real na vida, o que a deixa com muito tempo livre a ser preenchido de alguma forma.

Diferentemente das mulheres da época, Emma não tem planos de se casar, seu único desejo é cuidar do pai. Inclusive, aproveitando a oportunidade, preciso falar que ele é o melhor personagem. Os maiores problemas da vida dele são as correntes de ar e ver as mulheres da sua vida se casando. Me diverti demais com ele! É impossível não rir vendo-o lamentar as “pobres” sendo roubadas por homens que as levam do “paraíso” que é Hartfield para lugares “claramente inferiores”. Ele é o completo oposto dos pais que queriam “se livrar” das filhas.

Voltando a falar da Emma, embora não queira se casar, ela adora arranjar casamentos para outras mulheres. Isso faz com que ela acabe se metendo na vida dos outros e, muitas vezes, causando confusões e mal-entendidos. A gente percebe que Emma tem as melhores intenções, mas isso não impede que a julguemos por suas ações um tanto equivocadas. Em contraste à imaturidade da Emma, existe o Sr. Knightley, o único que tem coragem de dizer na cara dela as coisas que merece ouvir. Gosto muito da dinâmica da relação dos dois, foge um pouco à dos demais casais da Jane Austen. A gente não vê o romance chegando, mesmo que sempre paire ali.

Eu nunca vi nenhuma adaptação “oficial” de “Emma”, mas já sabia que “As Patricinhas de Beverly Hills”, um dos meus filmes favoritos da vida, era baseado nesse romance, aí foi muito legal ir tentando adivinhar que personagem do livro correspondia a cada personagem do filme. Alguns eram bem óbvios, como a Emma, o pai e o Sr. Knightley, mas outros deram mais trabalho. Achei genial a forma como fizeram “As Patricinhas de Beverly Hills”, super recomendo que assistam antes ou depois de ler.

“Emma” não se tornou um dos meus livros favoritos da Jane Austen, mas foi uma leitura bem divertida que acabei curtindo bastante. Encerrei com chave de ouro esse projeto de ler as obras da autora, agora só falta “Lady Susan e Outras Histórias”, que é composto por vários contos, novelas e obras inacabadas. Pretendo ir lendo aos poucos e depois trazer minhas opiniões a respeito. Mas fica minha indicação, acho que vale a pena dar uma chance a “Emma”. Apesar do tamanho, é um dos livros mais tranquilos de ler dela, na minha opinião.

E é isso, meus amores! Vocês já leram “Emma”? Me contem o que acharam! Se não leram, espero ter convencido vocês a darem uma chance. Obrigada pela visita, beijos e até o próximo post! 😘😘😘

2 comentários sobre “Resenha: Emma, Jane Austen

Deixe um comentário