Resenha: A Seleção – Trilogia Principal (America e Maxon), Kiera Cass

Oi, meus amores! Tudo bem? ❤

Vim trazer meu veredito de “A Seleção”, uma série que é a queridinha de muita gente. A maioria de vocês talvez até já tenha lido, mas eu só dei uma chance este ano mesmo.

Para quem não sabe, a história se passa num futuro distópico em que os Estados Unidos se tornaram uma monarquia e passaram a se chamar Illéa. A população agora é dividida em oito castas que determinam o destino e as posições ocupadas por cada habitante na sociedade, sendo a mais alta composta pela monarquia e a mais baixa, pelos mendigos e indigentes (senti uma inspiração em “Admirável Mundo Novo” aqui). Nesse cenário, nós acompanhamos America, uma garota da casta cinco (formada pelos artistas: cantores, músicos, pintores e afins) que é pressionada pela mãe a se inscrever na Seleção, uma competição em que um grupo de garotas de todas as castas lutará para conquistar o coração do príncipe herdeiro de Illéa. O problema é que ela já é apaixonada por Aspen, seu vizinho da casta seis com quem já namora há alguns anos, assim decide participar apenas pela ajuda financeira concedida às participantes (e pela comida, claro), sem nenhuma pretensão de vencer. Ela não espera gostar nadinha de Maxon, o príncipe, mas acaba se surpreendendo muito ao descobrir que ele é completamente diferente do que esperava e está longe de ter a vida perfeita que aparenta na televisão.

De tanto ouvir falar sobre a série, eu meio que já sabia o que esperar: muito romance e pouca distopia. E, talvez, por estar com as expectativas baixas para essa parte, acabei sendo surpreendida positivamente com a construção de universo da autora. Eu gostei muito de como foi construída a parte política e distópica da história, mesmo que não tenha o destaque que deveria. A questão das castas e as discussões que isso gera são muito interessantes de acompanhar, mas é claro que o forte mesmo é o romance entre America e Maxon. É bem clichê, mas eu amei assim mesmo. Achei que fosse ser algo mais instantâneo, mas não, é uma relação que é construída aos poucos, começando na amizade e evoluindo para algo mais. Os dois deixaram meu coração muito quentinho.

Com 35 garotas atrás de um príncipe, meu maior medo era ter um plot besta baseado em rivalidade feminina, e confesso que até tem, um pouco, no primeiro livro, mas para minha surpresa e alegria, o foco é muito maior na amizade que surge entre as selecionadas. A da America e da Marlee, principalmente, foi tudo pra mim!

Outro medo que eu tinha era de a autora estragar o Aspen para fazer a gente gostar mais do Maxon, que desde o começo ficou claro que seria o par final da America, mas isso não aconteceu. Ele continuou sendo o homem fofo, super família e apaixonante que me conquistou nas primeiras páginas de “A Seleção”. Amei que ele teve seu próprio final feliz com uma mulher incrível.

É uma série perfeita? Não, a America chegou a me irritar com a indecisão (não que eu possa julgar, afinal são dois homens maravilhosos atrás dela) e com esse negócio de ficar pedindo tempo e enrolando o Aspen e o Maxon, por isso “A Elite” acabou sendo o livro que menos curti. Ainda assim, eu gostei muito da série. Foi uma leitura bem gostosa, que rendeu muitos momentos de coração quentinho e até uma dose de sofrimento ali perto do final. Não comprei tanto a “redenção” de certa personagem, mas confesso que sofri, sim, com o que aconteceu com ela. Se ainda não conhecem a série, recomendo a leitura!

Confiram a ordem de leitura da série, incluindo os contos que estão disponíveis de forma avulsa em e-book e de forma impressa no livro “Felizes para Sempre”…

0.5 – A Rainha

Sinopse:

Uma das personagens mais cativantes de “A Seleção” é a rainha Amberly, mãe do príncipe Maxon. Ao longo da série, descobrimos pouca coisa a seu respeito, e muitas dúvidas permanecem: como uma pessoa tão bondosa e gentil se apaixonou por um homem rígido e impiedoso? Por que Clarkson a escolheu, considerando que ela vinha de uma casta baixa e de uma província pobre? E qual era exatamente seu estado de saúde?

Link de compra: https://amzn.to/3Fw7OlU.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

Eu gostei muito desse continho delicinha que mostra a seleção da rainha Amberly e como ela conquistou o rei Clarkson, ainda um príncipe nessa época. Quase não dá para reconhecer o homem odioso que vemos em “A Seleção”, exceto na veia controladora que ele já mostra ao escolher uma mulher que se submeta a todos os seus caprichos. E esse é o único defeito da história pra mim, essa submissão absurda da Amberly. Ainda assim, acho que vale a pena a leitura.

P. S.: lágrimas por uma promessa da Amberly que é cumprida em “A Escolha”.

1 – A Seleção:

Sinopse:

Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama, abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe – e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar.

Link de compra: https://amzn.to/3FtRi63.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

1.5 – O Príncipe

Sinopse:

Antes que trinta e cinco garotas fossem escolhidas para participar da Seleção… Antes que Aspen partisse o coração de America… Havia outra garota na vida do príncipe Maxon.
Conto inédito e gratuito, “O Príncipe” não só proporciona um vislumbre dos pensamentos de Maxon nas semanas que antecedem a Seleção, como também revela mais um pouco sobre a família real e as dinâmicas internas do palácio. Você descobrirá como era a vida do príncipe antes da competição, suas expectativas e inseguranças, assim como suas primeiras impressões quando as trinta e cinco garotas chegam ao palácio. É uma leitura indispensável a todos que terminaram “A Seleção” e ficaram querendo mais! Ao final, contém os dois primeiros capítulos de “A Elite”, segundo volume da trilogia.

Link de compra: https://amzn.to/3iIv1rD.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Eu amei tanto esse continho no ponto de vista do Maxon. Ele é tão fofo, sério! Eu me diverti com sua inocência também, em relação ao que sente pela Daphne. Fiquei com dó da personagem, mesmo ela sendo meio idiota ali na despedida do Maxon. Ver a primeira interação dele com a America também foi tudo. Leitura gostosinha e mais do que recomendada!

2 – A Elite

Sinopse:

A vida no palácio não era tão ruim quanto America imaginava. Ou melhor: com todos os mimos e privilégios que estava tendo, ela já mal se lembrava de como era pertencer à casta Cinco. Ser Um, em compensação, era fácil: suas criadas eram costureiras talentosíssimas e faziam vestidos maravilhosos; os banquetes e as festas que frequentava eram incrivelmente divertidos; e o conforto em que vivia agora seria impensável alguns meses atrás. Além de tudo, quando sentia saudade de casa, tinha Aspen por perto.
Ele era compreensivo, companheiro e tinha decidido colocar sua vida em perigo por ela – afinal, o que aconteceria se alguém descobrisse que, além de guarda do palácio, era ex-namorado de uma das candidatas? Era com Aspen que America contava nas horas mais difíceis. Por outro lado, o príncipe Maxon era atraente, bondoso, carinhoso e – o mais importante – desejava America mais do que qualquer outra garota da Elite.
Mas, além de estar com o coração secretamente dividido, também era difícil lidar com o fato de que aceitar Maxon significava ter que aceitar uma coroa. America não tinha certeza se gostaria de ser uma princesa. Apesar da vida glamorosa, havia tantas coisas com as quais ela não concordava e que permaneciam sem explicação: por que o palácio sofria tantos ataques rebeldes? O que era reivindicado? Por que os castigos aos infratores tinham de ser tão violentos? O que estava por trás daquele regime de castas tão cruel?
O tempo está acabando e as dúvidas de America só aumentam.

Link de compra: https://amzn.to/3uTylon.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

2.5 – O Guarda

Sinopse:

Antes de ir para o palácio competir pelo coração do príncipe Maxon, America Singer era completamente apaixonada por Aspen. Criado como um Seis, ele nunca imaginou que acabaria se tornando um dos soldados responsáveis por proteger a monarquia. Em “O Guarda”, a história é contada pelo seu ponto de vista, a partir do momento que a Seleção é reduzida à Elite. Sua rotina é composta de exercícios e tarefas variadas dentro da casa da família real — desde cuidar da correspondência até combater os ataques rebeldes. Pela primeira vez, o enfoque é o mundo paralelo dos funcionários do palácio, suas dinâmicas e rede de relacionamentos, que America nunca chegou a conhecer. Também está disponível em edição impressa, como parte da antologia ilustrada “Felizes para Sempre”, que traz ainda um final estendido e bônus exclusivos (como uma entrevista com a autora e informações inéditas sobre os personagens), além dos três primeiros capítulos de “A Escolha”, último livro da trilogia.

Link de compra: https://amzn.to/3oDxNlE.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

O Aspen é um dos meus personagens favoritos da série, e esse continho só reforça o quanto ele é maravilhoso. Também amei ver os bastidores do palácio e como os funcionários e guardas reagem a uma invasão, além de conhecer o Maxon pelos olhos de seu rival pelo amor de America. Ódio do rei Clarkson? Temos de sobra!

3 – A Escolha

Sinopse:

America era a candidata mais improvável da Seleção: se inscreveu por insistência da mãe e aceitou participar da competição só para se afastar de Aspen, um garoto que partira seu coração. Ao conhecer melhor o príncipe, porém, surgiu uma amizade que logo se transformou em algo mais… No entanto, toda vez que Maxon parecia estar certo de que escolheria America, algum obstáculo fazia os dois se afastarem. Um desses obstáculos era Aspen, que passou a ocupar o posto de guarda no palácio e estava decidido a reconquistar a namorada. Em encontros proibidos, ele a reconfortava em meio àquele mundo de luxos e rivalidades. Com essas idas e vindas, America perdeu um pouco de espaço no coração do príncipe, lugar que foi prontamente ocupado por outra concorrente. Para completar, o rei odiava America e a considerava a pior opção para o filho. Assim, tentava sabotar a relação dos dois, inventando mentiras e colocando a garota em prova a todo instante.
Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes…

Link de compra: https://amzn.to/3AlcZkZ.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

3.5 – A Favorita

Sinopse:

Conto inédito que se passa no universo da série que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Brasil. Enquanto America estava dividida entre Aspen e o príncipe Maxon, sua melhor amiga Marlee sabia exatamente o que queria — e pagou o preço por isso. Aqui, ela mesma narra essa história e nos conta como se apaixonou pelo guarda Carter Woodwork durante a Seleção, além do que aconteceu naquele fatídico Halloween quando os dois foram descobertos e a sua vida nunca mais foi a mesma. “A Favorita” também está disponível em edição impressa, como parte da antologia ilustrada “Felizes para Sempre”, que traz todos os contos do universo da “Seleção” reunidos em um volume só, além de introduções inéditas de Kiera Cass, bônus exclusivos e um trecho de “A Sereia”.

Link de compra: https://amzn.to/3Fr58Gr.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Se tem uma personagem que é impossível não amar, é a Marlee, e eu nem sonhava que ela tinha um conto só pra ela, e virou meu favorito de todos. A gente vê como ela conheceu o guarda que conquistou seu coração, como foi passar por aquela provação que vemos em “A Elite” e também um vislumbre do que acontece após “A Escolha”. Leiam, pelo amor de Deus!

4 – Felizes para Sempre

Sinopse:

Revisite o universo da série que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Brasil através desta encantadora coletânea ilustrada.
Esta coletânea traz os contos “A Rainha“, “O Príncipe“, “O Guarda” e “A Favorita” ilustrados e com introduções de Kiera Cass. Conheça o príncipe Maxon antes de ele se apaixonar por America e a rainha Amberly antes de ser escolhida por Clarkson. Veja a Seleção através dos olhos de um guarda que perdeu seu primeiro amor e de uma Selecionada que se apaixonou pelo garoto errado. Você encontrará, ainda, cenas inéditas da série narradas pelos pontos de vista de Celeste e Lucy, um texto contando o que aconteceu com as outras Selecionadas depois do fim da competição e um trecho exclusivo de “A Sereia“. Este é um livro essencial para os fãs de “A Seleção“, que poderão mergulhar mais nesse universo tão apaixonante.

Link de compra: https://amzn.to/3ln7RbZ.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Para quem faz questão de ter o livro físico nas mãos, essa é a oportunidade perfeita para ler todos os contos da série e mais alguns extras, mostrando outros personagens amados (ou nem tanto), como a Celeste, a Lucy e as outras selecionadas, além de um momento super especial na vida do Maxon e da America que se passa após “A Escolha”. Vale muito a pena dar uma chance a essa belezinha.

E essas são as histórias que se passam durante a trilogia principal da “Seleção”, agora falta eu ler a duologia que conta a história da filha da America e do Maxon. Eu sei que a maioria fala mal dela, mas tenho muita curiosidade de ler e tirar minhas próprias conclusões. Inclusive, queria saber se pelo menos um de vocês gosta dela. Não deixem de me contar kkkkkkk

Obrigada pela visita, beijos e até o próximo post! 😘😘😘

3 comentários sobre “Resenha: A Seleção – Trilogia Principal (America e Maxon), Kiera Cass

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s