Resenha: Série Estilhaça-me, Tahereh Mafi

Oi, meus amores! Tudo bem? ❤

Em fevereiro, eu me juntei ao grupo de leitura coletiva da série “Estilhaça-me” organizado pela Gio do ig @starfire.livros e a Camila do @estantelfhame. A história se passa num futuro distante, em que a humanidade praticamente drenou as reservas naturais do planeta e deixou o mundo à beira do colapso. Nesse cenário, surgiu um grupo que tomou o poder com a promessa de resolver as coisas, o Restabelecimento. No entanto, eles só estavam interessados em dominar e explorar as pessoas mesmo, não pensando no bem de ninguém além do deles.

Nesse cenário caótico, nós acompanhamos Juliette, uma garota de dezessete anos que está presa há quase um ano num hospício, após matar acidentalmente um garotinho com seu toque, que por algum motivo é letal a todos. Lá ela é mantida em completa solidão e submetida a todo tipo de tortura física e psicológica, a única coisa que a impede de enlouquecer é um diário que ela mantém escondido dos seus algozes.

Certo dia, a rotina dela sofre uma mudança brusca quando prendem um garoto na mesma cela que ela. No passado, ele foi a única pessoa que a tratou com alguma humanidade, o que fez com que ela desenvolvesse um carinho especial por ele, e o tempo compartilhado na cela os aproxima mais uma vez. Só que ele não passa de um agente enviado pelo Restabelecimento, que planeja usá-la como arma, um destino que vai contra a vontade de Juliette, que não quer se sentir um monstro.

“Estilhaça-me” é a prova viva de que uma história não precisa ser perfeita para ser maravilhosa. A Tahereh Mafi tem uma escrita que não me agradou tanto, e o cenário distópico não é tão explorado como deveria, mas duas coisas fizeram com que eu me envolvesse completamente com a leitura: os personagens, que são tão cativantes que é impossível a gente não se apegar a cada um, e o romance arrebatador que é construído livro a livro, então, se vocês não curtirem em “Estilhaça-me”, continuem a leitura que as coisas só melhoram. Eu amei acompanhar o crescimento da Juliette, da garota retraída que teme os próprios poderes à garota forte, que aceita quem é e sabe que pode mudar o mundo. A história também ganha pontos por conta da representatividade que carrega, algo que é sempre positivo de encontrar.

Eu curti todos os livros e as novelas, mas o primeiro volume, “Estilhaça-me”, foi meio mediano para mim e até chato em alguns momentos, porque a Juliette me irritava com a pena que sentia de si mesma e o medo que tinha dos próprios poderes, e o romance também era bem morno, mesmo eu gostando do Adam; já o Aaron era ranço total. “Destrua-me” foi bem mais legal, porque é sempre interessante ter o ponto de vista do “vilão” e ver que ele não é tão malvado quanto pensamos. Em “Liberta-me”, as coisas melhoraram bastante, e a Juliette cresceu muito ao longo da trama, mas ainda fiquei com o pé atrás com o Aaron, porque não via sentido nenhum na relação dele com a Juliette. Achei meio forçado. “Fragmenta-me” foi ok e serviu bem para ver como funcionava a mente do Adam e quais eram suas prioridades. Só que “Incendeia-me”, meus amigos, foi simplesmente MARAVILHOSO! O crescimento da Juliette foi gigantesco, finalmente ela virou uma personagem que dá gosto acompanhar. O Aaron também me conquistou e acabei terminando o livro completamente apaixonada por ele.

“Estilhaça-me” foi originalmente criada para ser uma trilogia, mas ainda bem que a autora decidiu criar mais três livros. Já vi muita gente dizer que não curtia essa segunda parte ou que ela era desnecessária e super respeito a opinião deles, mas discordo completamente. Esses livros expandem o universo de uma forma incrível, resolvem muitas pendências e trazem revelações e plots twists chocantes, mostrando que conhecíamos apenas a pontinha do iceberg. Não posso falar muito sem dar spoiler, então vou dizer apenas que adorei saber mais sobre a base do Restabelecimento e senti um prazer imenso em vê-lo cair. Não vou mentir e dizer que a série teve o melhor desfecho, porque algumas coisas se resolveram fácil demais, na minha opinião, e outras não fizeram tanto sentido, como as atitudes do grande vilão em relação à Juliette, mas a Tahereh Mafi entregou tudo, tudo que eu queria, então não vão me ver reclamar por aqui. E as duas novelas no ponto de vista do Kenji foram tudo para mim, porque ele acabou se tornando meu personagem favorito ao longo da série e foi uma delícia saber mais e mais sobre ele. Quando ele ganhou ponto de vista nos dois últimos livros, eu só comemorei.

Eu acho que “Estilhaça-me” é uma ótima dica para quem quer começar a ler distopia. É uma série simples, com livros curtos e super fluidos que a gente devora depressa e mantêm nosso interesse do começo ao fim.

Confiram a ordem de leitura da série a seguir…

1 – Estilhaça-me

Sinopse:

Um toque é o bastante. Com apenas um toque, Juliette Ferrars é capaz de fazer um homem adulto se ajoelhar de dor e implorar por misericórdia. Um único toque de Juliette pode matar. Ninguém sabe por que a garota tem um poder tão impressionante, o qual ela acredita ser uma maldição, um fardo que uma pessoa sozinha seria incapaz de carregar. Contudo, o Restabelecimento enxerga essa característica como um dom e passa a vê-la como uma oportunidade – uma oportunidade de usá-la como arma letal. Porém, Juliette tem seus próprios planos.

Avaliação: 🌟🌟🌟

Link de compra: https://amzn.to/3zisnP8.

1.5 – Destrua-me

Sinopse:

Em “Estilhaça-me”, Juliette escapou do Restabelecimento seduzindo Warner e, em seguida, colocando uma bala em seu ombro. Mas como ela vai aprender em “Destrua-me”, Warner não é alguém tão fácil de se livrar…

De volta à base e se recuperando do seu ferimento quase fatal, Warner fará de tudo em seu poder para manter seus soldados em cheque e suprimir qualquer menção a uma rebelião no setor. Ainda que obcecado com Juliette, como sempre, a sua primeira prioridade é encontrá-la, trazê-la de volta e dispor de Adam e Kenji, os dois traidores que ajudaram na sua fuga. Mas quando o pai de Warner, o Comandante Supremo do Restabelecimento, chega para corrigir os erros de seu filho, é claro que ele tem muitos planos diferentes para Juliette. Planos esses que Warner simplesmente não pode permitir.

Na sequência de “Estilhaça-me” e antes do segundo livro, “Liberta-me”, “Destrua-me” é uma estória contada a partir da perspectiva da Warner, o cruel líder do Setor 45.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

2 – Liberta-me

Sinopse:

Após escapar do Restabelecimento e encontrar a sede da resistência rebelde – um lugar para pessoas com dons, como ela –, Juliette enfim se sente livre… livre do plano de ser usada como arma e livre para amar. Mas ela nunca estará livre de seu toque letal. Nem da guerra que se aproxima.

Assombrada pelo passado e aterrorizada com o futuro, ela sabe que precisa tomar decisões capazes de mudar sua vida, entre o que quer e o que acredita ser correto. Decisões que podem envolver escolhas entre seu coração e a vida de alguém.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

Link de compra: https://amzn.to/3eDFguW.

2.5 – Fragmenta-me

Sinopse:

Neste eletrizante conto da série “Estilhaça-me”, descubra o que aconteceu com os rebeldes do Ponto Ômega após lutarem contra o Reestabelecimento. “Fragmenta-me” é contado do ponto de vista de Adam, respondendo as principais dúvidas dos leitores após o grande final de “Liberta-me”.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

3 – Incendeia-me

Sinopse:

Todos aqueles com quem Juliette já se importou podem estar mortos. A guerra pode chegar ao fim antes de sequer ter começado. Ela é a única resistência no caminho do Restabelecimento e sabe que, para sair viva, o Restabelecimento não pode viver.

Todavia, para derrubar o sistema e o homem que quase a matou, Juliette precisará da ajuda justamente de uma pessoa em quem pensou que jamais poderia confiar. E, conforme a dupla trabalha junto para derrubar o inimigo, ela descobre que tudo o que pensou saber – sobre Warner, sobre suas habilidades e até mesmo sobre Adam – estava errado.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Link de compra: https://amzn.to/3roiSef.

4 – Restaura-me

Sinopse:

A história de Juliette e Warner continua no eletrizante novo volume da série “Estilhaça-me”, de Tahereh Mafi, autora best-seller do The New York Times. Juliette Ferrars acreditava ter vencido. Assumiu o controle do Setor 45, foi nomeada nova Comandante Suprema da América do Norte e agora conta com Warner ao seu lado. No entanto, quando a tragédia se instala, Juliette precisa confrontar a escuridão que existe tanto à sua volta quanto em seu interior.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Link de compra: https://amzn.to/3wT0USq.

4.5 – Shadow me

Sinopse:

O personagem favorito dos fãs, Kenji Kishimoto, narra sua emocionante novela na série best-seller de Tahereh Mafi no New York Times, “Estilhaça-me”, ambientada durante os eventos explosivos de “Restaura-me”!

Juliette ainda está se recuperando da traição de Warner, e Kenji está tentando equilibrar sua amizade com ela com suas responsabilidades como líder da resistência contra o Restabelecimento. As coisas ficam ainda mais interessantes quando uma pessoa inesperada do passado do Ponto Ômega aparece.

O final de “Restaura-me” deixou os leitores boquiabertos, e esta novela cheia do atrevimento e do grande coração característicos de Kenji é a história perfeita para animar os fãs até “Desafia-me”, o chocante quinto volume da série.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

5 – Desafia-me

Sinopse:

O curto mandato de Juliette como comandante suprema da América do Norte foi um desastre total. Quando os filhos dos outros líderes mundiais aparecem à sua porta, tudo o que ela quer é recorrer a Warner para obter apoio e orientação. Mas ele parte seu coração ao revelar que está mantendo segredos sobre a família e a identidade dela – segredos esses que mudam tudo.

Em “Desafia-me”, Juliette descobre que nada em seu mundo é o que parece. Ela achava que tinha derrotado o Restabelecimento, que finalmente assumiria o controle de sua vida, de seu poder, de sua dor. Mas ver uma vida inteira de mentiras se desfazendo diante de si muda tudo.

Agora, Juliette deve lutar pela vida e pelo amor, mas primeiro terá de sobreviver à guerra sendo travada contra a sua mente: ela terá de lembrar quem ela mesma era.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

Link de compra: https://amzn.to/3hRs2wQ.

5.5 – Reveal me

Sinopse:

Esta quarta novela que acompanha a série best-seller de Tahereh Mafi no New York Times, “Estilhaça-me”, é narrada pelo personagem favorito dos fãs, Kenji Kishimoto!

As revelações explosivas em “Desafia-me” deixaram os leitores cambaleando e desesperados por respostas. Esta quarta e última novela da série trará o leitor de volta ao mundo de “Estilhaça-me” antes do último romance da série.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

6 – Imagina-me

Sinopse:

Agora que Ella sabe quem é Juliette e para qual finalidade foi criada, as coisas só se tornaram mais complicadas. Enquanto ela luta para entender o passado que a assombra e contempla um futuro mais incerto do que nunca, os limites entre certo e errado – entre Ella e Juliette – não estão tão evidentes. E, com velhos inimigos se aproximando, seu destino pode não estar sob seu próprio controle.

O dia do acerto de contas para o Restabelecimento está chegando. Mas será que ela conseguirá escolher de que lado lutará?

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟

Link de compra: https://amzn.to/2UYazdg.

E aí, vocês já leram “Estilhaça-me”? Me contem o que acharam! E se não leram, me digam se ficaram interessados em ler. Os livros estão disponíveis tanto separados quanto num kit incrível que pode ser comprado aqui, já as novelas, infelizmente, só podem ser encontradas em inglês. As duas primeiras chegaram a ser lançadas em português pela editora Novo Conceito, mas não estão mais disponíveis. Torço muito pra Universo dos Livros trazer um volume único com todas elas, porque complementam de forma incrível a série. E para quem está em dúvida sobre dar ou não uma chance, o primeiro volume da série (e também o quarto e o quinto) está disponível no Kindle Unlimited, estão vocês podem conferir sem pagar nada se forem assinantes. Aproveitem!

Obrigada pela visita, beijos e até o próximo post! 😘😘😘

3 comentários sobre “Resenha: Série Estilhaça-me, Tahereh Mafi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s