Diários do Vampiro, L. J. Smith

Oi, meus amores! Hoje eu vim falar de uma saga que provavelmente a maioria de vocês conhece, sobretudo por causa da adaptação televisiva produzida pela CW (maravilhosa, diga-se de passagem). No entanto, diferente de grande parte do público, eu mergulhei nos livros antes de assistir a série, e acabou que esse se tornou um dos raríssimos casos em que a adaptação, ao menos na minha opinião, superou a obra original (beijos para Gossip Girl e Pretty Little Liars também).

Eu comecei a leitura de Diários do Vampiro em 2010 ou 2011, não lembro ao certo, aproveitando a onda de Crepúsculo que me levava a devorar qualquer coisa relacionada aos chupadores de sangue. Eu me lembro de que, na época, eu adorei essa leitura, tanto que a fiz super rapidinho, mesmo sendo sete livros àquela altura.

Para quem não conhece, a série nos traz a história de Elena Gilbert, uma linda e popular garota do ensino médio que perdeu os pais há pouco tempo e começou a morar com a tia, Judith, e a irmã caçula, Margaret. Ela ainda não superou a perda e oculta uma enorme tristeza por trás da imagem de garota perfeita que passa a todos da cidade de Fell’s Church, só que isso começa a mudar quando ela conhece Stefan Salvatore, o misterioso novo aluno da escola que, em algum momento, acabará se revelando um vampiro. Stefan possui um irmão, Damon, um personagem ainda mais misterioso do que ele e que ora encarna o vilão, ora revela-se um “homem” protetor e capaz de sacrificar-se por Elena. E a história gira em torno desse triângulo amoroso, embora tenhamos mais três personagens que também possuem grande importância na trama: Bonnie e Meredith, melhores amigas de Elena, e Matt, ex-namorado/homem perfeito/personagem mais injustiçado da história. Só aqui já percebemos três diferenças fundamentais da série de TV: o nome da cidade, a Elena possuir uma irmã, em vez de um irmão, e o fato de a Elena ter duas melhores amigas, mas a Caroline ser apenas uma pseudo-vilã sem tanta importância assim (sem Mystic Falls e Tyler por aqui, então).

Os livros têm alguns problemas que, antigamente, não me incomodavam, mas que começaram a fazer isso agora, quando eu dei seguimento à trilogia Caçadores (aqui é bom fazer um adendo para dizer que esses livros não foram escritos pela L. J. Smith, mas por ghost writers, o que, para mim, não fez diferença alguma, mas pode significar muito para alguns leitores). Eu queria fazer essa leitura há muito tempo, depois daquele final bombástico de Meia-Noite (quem leu sabe do que estou falando) e foi bom finalmente dedicar um tempinho a ela, mesmo com minhas ressalvas em relação à história. Não vou dizer que não gostei dos livros, porque seria uma completa inverdade, mas definitivamente não é mais o tipo de coisa que me cativa como antigamente, embora a escrita seja realmente gostosa e a leitura flua rapidinho por causa disso.

Os pontos que começaram a me incomodar são o fato de a vida de todos os personagens girar em torno da Elena, embora isso tenha melhorado muito, tipo MUITO, na trilogia Caçadores, quando eles foram pra universidade. Destaque especial pra Meredith, que finalmente assume o legado da família e está incrível nesse papel, e pra Bonnie, que arrumou um namorado bacana. O Matt também parecia encaminhado, mas isso mudou no final, e eu ODIEI isso. O coitado merecia se desapegar de vez da Elena e ser feliz por si mesmo. Outra coisa em que comecei a reparar foi a falta de representatividade. E antes que perguntem, não, não estou militando em torno disso, acho que cada autor deve escrever o que gosta, o que quer, e quem não gostar que não leia. No entanto, representatividade é algo que considero muito importante e que faz as obras ganharem um pontinho comigo, e ver todos os personagens héteros, brancos, cis e verdadeiros modelos de beleza foi um pouquinho demais para mim. Acho que a autora poderia variar mais nos tipos de personagem, com certeza enriqueceria bastante a história.

Enfim, eu recomendo a leitura para quem gosta de um clichezinho e de triângulos amorosos. Deve agradar os fãs de Crepúsculo e de romances adolescentes também, com todos os dramas e dilemas típicos dessa fase sendo abordados junto do elemento sobrenatural. Ah sim, a história começa com vampiros, acrescenta lobisomens e depois disso não para mais, chegando até a mostrar kitsunes (fãs de Naruto, alguém?), raposas de nove caudas oriundas da mitologia japonesa, e diversas outras criaturas mágicas. É uma salada, mas até que acho que a autora (e os ghosts) trabalham bem esses elementos. Acho que dá para passar bem o tempo, já que os livros são curtos e terminam rapidinho. Até agora, foram publicados dez volumes pela editora Galera, confiram as sinopses de cada um deles a seguir:

O Despertar

Sinopse:

Um triângulo amoroso entre dois vampiros e uma bela jovem, que conquistou uma enorme legião de leitores. Elena: a garota que pode conquistar quem quiser. Stefan: soturno e misterioso, ele terá de lutar para proteger Elena dos horrores que assombram seu passado. Damon: sexy, perigoso e guiado por um ódio cego, tudo que ele quer é se vingar de Stefan, o irmão que o traiu.

O Confronto

Sinopse:

Há muito tempo, quando transformou Damon e Stefan em vampiros, a bela Katherine nunca imaginou que separaria os irmãos para sempre. Seu coração pertencia aos dois, mas ambos a queriam para si. A batalha pelo coração da jovem culminou em sua morte e num pacto de vingança entre os irmãos Salvatore. Refém do acaso, Elena Gilbert não demora a perceber que, se existe algo mais arriscado do que estar apaixonada por um vampiro, é ser desejada por dois deles. Enquanto Stefan luta para controlar seus instintos, Damon persevera na missão de conquistar Elena; mas o perigo espreita o destino dos três.

A Fúria

Sinopse:

Terceiro volume da série Diários do Vampiro. A garota dourada de Fell”s Church está morta. As consequências de sua devoção a Stefan – e a irresistível atração por Damon – a levaram por um caminho temido, mas também desejado.  Atormentado por perder Elena, Stefan está decidido a dar um fim em sua briga com Damon – custe o que custar. Entretanto, aos poucos, fica evidente que o irmão não é seu único inimigo. Ele conseguiu; Elena finalmente está ao seu lado. Mas será que Damon é capaz de esquecer sua rixa com Stefan e se unir a ele numa última e decisiva batalha? Há séculos, o poder de um grande amor fez suas vítimas: Stefan e Damon Salvatore foram condenados a atravessar gerações como mortos-vivos. Agora, a paixão por Stefan sela o destino da jovem Elena Gilbert. Ela é encontrada morta à beira de um rio, mas um estranho – e perigoso – Poder a conduzirá em direção a um novo mundo. E, quando um caça-vampiros chega à cidade, os caçadores transformam-se em caça. Stefan, Damon e Elena precisarão ficar juntos para encontrar o mal que quer lembrar aos três e a todos de Fell’s Church suas verdadeiras origens.

Reunião Sombria

Sinopse:

Em Reunião Sombria, quarto livro da série, Elena flutua em um misterioso limbo espiritual após se sacrificar para derrotar Katherine e salvar Stefan. Sua morte cobre Fell’s Church de tristeza e desalento, mas é preciso seguir em frente. Bonnie, a melhor amiga, decide guardar o diário de Elena e ali registra os lentos sinais de recuperação da cidade, acompanhada de perto por Meredith e Matt. Mas sonhos perturbadores com a amiga morta estão prestes a mudar tudo… Pelos sonhos, Elena se comunica com Bonnie e avisa de um novo perigo a rondar a cidade. E só uma pessoa pode ajudá-los: Stefan. Mas o vampiro está desolado com a morte de Elena e tentando cumprir a promessa de permanecer ao lado de Damon. Os dois vagam sem rumo, sob a cruz de sua sina: a sede de sangue. Será que ele irá atender ao chamado inesperado que o colocará novamente no caminho de Elena — e daqueles que ela ama?

Trilogia O Retorno

Anoitecer

Sinopse:

A série Diários do Vampiro se tornou referência no universo pop juvenil. O obscuro — e sexy — triângulo amoroso entre os irmãos vampiros Stefan e Damon e a bela adolescente Elena, adaptado para as telinhas por Kevin Williamson, autor de Dawson’s Creek, em série estrelada por Ian Somerhalder, Paul Wesley e Nina Dobrev, rendeu a L.J. Smith uma verdadeira legião de fãs. Depois de focar no personagem de Stefan, o irmão bonzinho, chegou a hora e a vez do sinistro Damon brilhar. Nesta nova série, Diários do Vampiro – O Retorno, a ação dá um salto indefinido no tempo. No primeiro volume, Anoitecer, Elena volta à vida com a ajuda de uma misteriosa força sobrenatural. No mundo dos vivos, ela não é mais apenas uma vampira. Tampouco, humana. Ela absorveu poderes e dons enquanto estava numa espécie de limbo. Seu sangue possui uma força arrebatadora, que atrai outras criaturas sobrenaturais, sedentas de poder. Mas o que ela seria agora? Stefan tenta ajudar a amada, mas Damon continua seduzido pela ideia de dominação e quer Elena ao seu lado num reinado de sombras. Provar o novo sangue da namorada do irmão se torna uma necessidade, uma obsessão. Tamanha força poderia conferir novas dimensões a seus poderes. E quando Stefan é ludibriado a sair da cidade em busca de uma cura impossível, Damon encontra a chance de mostrar a Elena que é com ele que ela deve ficar.

Almas Sombrias

Sinopse:

Segundo livro da coleção O Retorno, subsérie do sucesso editorial Diários do Vampiro, Almas Sombrias continua a trama iniciada em Anoitecer. Os gêmeos kitsune — espírito de raposa — Shinichi e Misao espalharam o medo e terror por Fell’s Church. Até mesmo o esperto Damon Salvatore foi induzido a sequestrar e aprisionar seu irmão, Stefan, na dimensão sombria. Mas o rapaz se arrepende. E concorda em ajudar Elena a resgatá-lo de sua prisão diabólica.

Meia-Noite

Sinopse:

Elena conseguiu resgatar Stefan da terrível prisão em que ele se encontrava, mas já em Fell’s Church ele parece tão enfraquecido que mesmo o poderoso sangue da amada é incapaz de devolver suas forças. Já Damon é alvo de uma magia muito poderosa, que o transforma no que ele mais despreza. Disposto a tudo para recuperar seu antigo poder, ele não hesita em enganar os amigos para conseguir o que quer, e nada vai impedi-lo de voltar à Dimensão das Trevas.

Enquanto isso, o plano dos demônios kitsune enfim chega ao seu ápice e parece impossível conter o avanço da Última Meia-Noite.

Trilogia Caçadores

Espectro

Sinopse:

Um novo ciclo se inicia em Diários do Vampiro. Em Espectro, primeiro volume da nova saga, Caçadores, que dá seqüência à trilogia O Retorno, Elena Gilbert e seus amigos salvaram Fell’s Church dos espíritos malignos determinados a destruí-la. Mas a liberdade da cidade teve um preço: a vida de Damon Salvatore.

A morte de Damon muda tudo. Ele e seu irmão, Stefan, disputam o coração de Elena em uma batalha cruel e sanguinolenta – por amor, os três já foram ao inferno e voltaram, literalmente.

Agora que Damon se foi, Elena e Stefan podem finalmente ficar juntos. Mas é isso que ela quer? Então por que não para de sonhar com Damon? Tudo que Elena deseja é uma vida normal, mas ela deveria ser a primeira a saber que Fell’s Church nunca poderá ser a mesma.

Um novo mal fervilha na cidade; algo ou alguém que parece escolher cuidadosamente suas vítimas está à espreita e desperta as piores emoções de cada um. Elena conhece a escuridão, mas dessa vez o horror não se parece com nada que ela já tenha vivido. E agora ela só tem um irmão Salvatore para protegê-la.

Canção da Lua

Sinopse:

Após lutar com os Kitsune e escapar dos horrores da Dimensão das Trevas, Elena está prestes a embarcar numa nova jornada: ir estudar em Dalcrest College, a universidade onde seus pais se conheceram. Tudo parece estar indo bem. Seu relacionamento com Stefan está melhor do que nunca. Damon aparenta estar mudado, mais calmo e se dando bem com todos. Só que, quando estudantes começam a desaparecer misteriosamente do campus, todos se tornam suspeitos. Principalmente depois que Elena descobre um segredo escondido há muito tempo. E dessa vez o final feliz pode estar mais longe do que eles imaginam. Acompanhem Elena, Stefan, Damon, Bonnie e todos os outros personagens pelo lado mais obscuro que a série já conheceu.

Destino

Sinopse:

Da saga que deu origem a série de TV, o último volume da série Caçadores. Enquanto Elena Gilbert investiga mais sobre seu futuro como Guardiã, o campus é tomado por vampiros determinados a ressuscitar Klaus, um dos oponentes mais poderosos que o grupo de amigos de Fell’s Church já enfrentou. Nesse meio-tempo, Elena descobre que, junto aos Poderes de Guardiã que tanto precisa, ela receberá uma terrível missão: antes de matar Klaus e salvar a si e a seus amigos, ela terá que sacrificar alguém que ama. Mas será essa a única saída? Não há nenhuma maneira de mudar esse destino? Elena precisa decidir o quanto está disposta a ceder. E rápido — antes que seja tarde demais.

E então, já leram os livros? Ou conheciam apenas a série? Contem para mim a opinião de vocês. Espero que tenham gostado, beijos e até o próximo post! 😘😘😘

Um comentário sobre “Diários do Vampiro, L. J. Smith

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s