Oi, meus amores! Tudo bem com vocês? ❤
Hoje, depois de 84 anos, eu finalmente trouxe a lista de melhores leituras de 2019. E olha, foi difícil montar, viu? Eu li muita coisa incrível no ano passado. Foram 157 livros ao todo, fora alguns contos que não entraram na contagem. Conheci histórias únicas maravilhosas e consegui finalizar algumas séries que estavam pendentes há bastante tempo, como “Crônicas Saxônicas”, “Harry Potter” (os livros e conteúdos extras), “O Senhor dos Anéis” (os contos do “Silmarillion” que ganharam livro próprio), “Diários do Vampiro” (a trilogia “Caçadores”), entre outras; e li outras que estavam na minha lista há um tempo considerável também, como “Os Bridgertons”, “Castles Ever After”, “Spindle Cove”, a “Trilogia Grisha” e a “duologia Six of Crows”; além de ter relido aquela que, sem dúvida, é a segunda favorita da vida, “As Crônicas de Gelo e Fogo”, bem como os livros extras publicados por George R. R. Martin.
Decidi dividir a lista em duas partes: romances clássicos, históricos e de época (de longe o que eu mais leio) e gêneros mistos. E convém mencionar que ela segue minha preferência pessoal e nada mais, não estando necessariamente certa ou errada. É apenas gosto, e cada um tem o seu, né non? Agora, sem mais delongas, bora pro top 10!
10º Lugar: O Preço da Verdade, Jéssica Macedo (resenha aqui)

Sinopse:
Numa tarde comum de verão, a cientista Bárbara Lopes foi assassinada em seu próprio apartamento. A polícia local tem um único suspeito: o bem-sucedido médico que há anos a vítima chamava de marido.
Suzana é a detetive responsável pelo caso. Há dez anos trabalhando para a polícia, ela já conviveu mais com a morte do que qualquer um gostaria.
O caso começa a se tornar pessoal quando a detetive passa a acreditar na inocência do suspeito e a encontrar ligações desse caso com o maior que já enfrentou, ainda sem solução: os assassinatos de seu marido e filho.
A busca de Suzana pela verdade pode colocar em risco não apenas a sua carreira na policia, mas também a sua própria vida.
Compre aqui.
9º Lugar: Trilogia Predadores da Noite, Widjane Albuquerque

Feeling: Uma História de Amor e Sangue (resenhas aqui)

Sinopse:
D’ynamos de Olímpia, esse é o nome que lhe foi dado. Uma força sobrenatural que habita na Terra há milhares de anos. Sedento por vingança e sangue, ele tornou a destruição da humanidade, o seu objetivo de vida… ou eternidade. Dom Olimpiakus, como é conhecido, de tempos em tempos surgia com guerras e tragédias, manipulando os crédulos com sua beleza irresistível e predatória.
Anne Richards jamais sonhou que seu antigo namorado iria preparar-lhe uma armadilha mortal. Capturada, ela sabe que não tem chance de fugir. Porém, algo inesperado se revelou diante de si, e seus anseios, talvez, pudessem ser realizados… caso ela sobrevivesse.
Quando os séculos de uma existência solitária e fria pesaram sobre as costas de Dom Olimpiakus, o impensável aconteceu. A mulher destinada a ser sua, era da raça que ele mais odiava. Essa é a história de um homem frio e implacável cujo único anseio é receber de volta tudo aquilo que lhe foi roubado. E de uma mulher marcada pela eternidade.
ALERTA DE GATILHO: ESTE LIVRO CONTÉM CENAS DE CUNHO SENSÍVEL, VIOLÊNCIA E ABUSOS QUE PODEM DEIXAR ALGUNS LEITORES DESCONFORTÁVEIS.
Compre aqui.
Wanting: Uma História de Amor e Guerra (resenhas aqui)

Sinopse:
Bowen Sinclair é o poderoso rei do Clã Lycan. Durante os séculos de sua existência, ele viveu com a certeza de que encontrar a sua companheira seria a maior sorte que poderia ter. Em seus anos de formação, os ensinamentos lhe diziam que ele atingiria o ápice de seu poder quando finalmente encontrasse sua fêmea predestinada. Mas, após séculos de procura e anseio, ele perdeu a fé em encontrá-la, dedicando-se à sua outra paixão – a guerra – para continuar com um propósito. Assim, liderou o brutal exército Lycan em batalhas que, ao longo do tempo, definiram o rumo das coisas.
Seu nome passou a ser sussurrado com temor e respeito. Qualquer criatura da raça baixava a cabeça para não encarar em seus olhos selvagens. Ele era conhecido como o Rei Sanguinário, e ninguém teria coragem de colocar-se em seu caminho.Até que ela chegou.
Quando Bowen menos esperou, finalmente encontrou a sua companheira. Mas o que ele nunca imaginou era que sua espera duraria mais de mil anos e que sua felicidade seria destruída tão rapidamente quanto uma batida de coração.
Agora, com a maior de todas as guerras prestes a explodir, a única coisa que Bowen quer é uma segunda chance, porém ele sabe que o destino por vezes é cruel demais.
Compre aqui.
Burning: Uma História de Amor e Vingança (resenhas aqui)

Sinopse:
Thryranüs é o mais poderoso e letal guerreiro da Demonarquia do Oeste. Uma criatura brutal, forjada dos campos de treinamento mais cruéis, ele se tornou o Executor de seu povo. Eram dele as sentenças e a execução. E era sobre ele que os malditos sussurravam com medo à noite.
O implacável. O Demônio da Ira, que sorria ao estender a morte sobre a ponta de sua espada.
Seu único objetivo era vingar-se de seu irmão e de tudo que lhe fez quando não passava de um jovem indefeso. Por isso, passou séculos de uma tortura sem fim preparando-se para quando o momento chegasse.
E ele chegou.
Em sua longa vida, Thryranüs não almejava nada mais que colocar um fim ao seu tormento, e a última coisa que pretendia era encontrar uma companheira. Seria perigoso demais, uma complicação. Infelizmente, o destino tinha outros planos e ele não pôde resistir, pois a chegada de sua predestinada deu início a uma nova tortura.
Entre idas e vindas, Thryranüs teria que lutar contra inimigos antigos e novos, e sendo eles conhecedores do seu ponto fraco, sabia que estaria vulnerável. Ele precisaria reunir toda a sua força para salvar aquilo que era mais importante.E lutar contra um poder oculto, capaz de mudar tudo.
Compre aqui.
8º Lugar: A Corrida de Escorpião, Maggie Stiefvater (resenha aqui)

Sinopse:
Na pequena ilha de Thisby, poucos cavaleiros são bravos o suficiente para competir na corrida de escorpião que acontece a cada novembro. Pela primeira vez uma mulher, a jovem Puck Connolly, vai competir. Ela tem dois irmãos e ficou órfã depois que os pais foram devorados pelos cavalos assassinos. Por isso, ela está determinada não só a competir como ganhar a corrida. Para isso, Puck terá que enfrentar outro jovem corajoso e encantador. Sean Kendrick também perdeu o pai, atropelado pelas sanguinárias criaturas.
Apesar de terríveis, os cavalos do mar são uma grande atração turística. O turismo é a principal fonte de renda dos habitantes de Thisby. A ilha é um lugar fascinante e, ao mesmo tempo que atrai, também amedronta. A descrição que Maggie faz dos desfiladeiros do local é carregada de poesia. Com a narrativa alternando entre o ponto de vista de Sean e de Puck, a autora criou uma trama envolvente, classificada por críticos do New York Times e do Los Angeles Times como inovadora.
Em “A Corrida de Escorpião”, Maggie Stiefvater nos leva até o limite, em que o amor e a vida encontram seus maiores obstáculos e apenas os fortes de coração podem sobreviver. Uma leitura inesquecível.
Compre aqui.
7º Lugar: Oráculo: A Última Esperança de Thórun, Juliana Barbosa (resenha aqui)

Sinopse:
Alison trabalha na editora do tio de seu melhor amigo Edward, como revisora textual. Mas seu verdadeiro sonho é ser escritora. Depois de várias tentativas frustradas, seu último livro ganha grande repercussão no Wattpad em questão de dias. Edward a leva para comemorar o repentino sucesso em um bar. Após algumas doses de tequila, Alison se depara com um guerreiro Anúbio, o mais perigoso de sua história literária, em plena Nova Orleans. Agora terá que fugir de uma caçada pouco favorável para ela, enquanto tenta compreender a verdade diante de seus olhos.
Alison descobrirá que sua pacata vida, esconde muito mais segredos do que ela imaginava. Logo se vê presa em um mundo, rodeado por intrigas políticas.
Enquanto luta por sua vida, Alison usará sua inteligência para desvendar os segredos de Thórun.
Compre aqui.
6º Lugar: Austenapp: Um Darcy para Chamar de Meu, Katherine Salles (resenha aqui)

Sinopse:
Bel e Ana Catarina são melhores amigas unidas por uma paixão em comum: Jane Austen.
Foi durante o carnaval carioca, no restaurante Norte & Angi, que a paulistana Ana Catarina conheceu o namorado, o cavalheiro que possui a barba mais sexy que ela já viu. Ela é uma estudante de jornalismo, porém, em meio período, trabalha em um Pet Shop, afinal ainda não está em posse de uma boa fortuna e precisa de bons rendimentos anuais para pagar a própria faculdade.
Entre problemas no trabalho, com a mãe, o padrasto violento e a infinita saudade de Rique, com quem namora à distância, Ana Catarina cria um aplicativo de namoro – o Austenapp – que vira febre entre a comunidade Janeite.
Já Bel, que é uma jovem e independente aspirante à escritora, não perde a oportunidade de criar uma conta nele para quem sabe encontrar um Darcy para chamar de seu e, de quebra, ouvir que ele a ama ardentemente.
Ao conseguir o dinheiro para realizar seu sonho de ir ao Jane Austen Festival, em Bath, Inglaterra, Ana Catarina não tem dúvidas de que é isso que precisa para colocar o relacionamento e a vida nos eixos.
No entanto, o que era para ser uma viagem romântica com seu amado, torna-se um conjunto de mal-entendidos, e ela é persuadida pela madrinha a viajar sem o namorado.
Enquanto isso, Bel permanece na cidade maravilhosa em uma busca frenética por terminar seu TCC e resolver suas próprias, e nada fáceis, questões amorosas.
Em Bath, Ana Catarina se depara com a produção de um reality show chamado “Pemberley Hotel”, uma espécie de Big Brother Austeniano, e decide se candidatar ao confinamento, aceitando assim, viver por alguns meses como vivia sua autora favorita: sem chuveiro elétrico, micro-ondas, e principalmente, sem seu celular. Ah, e com um detalhe: rodeada de câmeras escondidas em cada canto da suntuosa propriedade. O prêmio? Uma alta soma em dinheiro que pode garantir sua estabilidade financeira. Sem contar na vista privilegiada de um alto número de cavalheiros de coxas torneadas dentro de reveladoras calças apertadas.
Será que sofrer na Terra da Rainha tem um sabor especial? E em casa de ferreiro, o espeto é mesmo de pau?
Uma história com uma boa dose de drama e beijos apaixonados, mas também do humor universalmente conhecido de Jane Austen; sobre amizade, amor, e principalmente sobre o empoderamento feminino.
5º Lugar: Fogo e Sangue, George R. R. Martin (resenha aqui)

Sinopse:
Séculos antes dos eventos de “A Guerra dos Tronos”, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de “Fogo e Sangue” começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.
O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Quais foram os piores crimes de Maegor, o Cruel? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela.
Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens assinadas pelo artista Doug Wheatley, “Fogo e Sangue” dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros – um livro imperdível para os fãs do autor.
Compre aqui.
4º Lugar: Corte de Gelo e Estrelas, Sarah J. Mass (resenha aqui)

Sinopse:
Feyre, Rhys e seu círculo íntimo ainda estão ocupados reconstruindo a Corte Noturna e tentando manter a paz, conquistada a base de muito esforço e perdas pessoais, após a queda da muralha.
Mas o Solstício de Inverno está próximo e, com isso, um alívio merecido. Compras, festas, celebração e a promessa de dias tranquilos. A atmosfera festiva não consegue, entretanto, impedir que as sombras da guerra se aproximem.
Em seu primeiro Solstício como Grã-Senhora, Feyre ainda lida com os horrores do passado recente e percebe que seu parceiro e sua família têm mais cicatrizes do que ela esperava – cicatrizes que podem impactar o futuro, e a paz, de sua Corte.
Compre aqui.
3º Lugar: Duologia Six of Crows, Leigh Bardugo (resenhas Six of Crows: Sangue e Mentiras e Crooked Kingdom: Vingança e Redenção)

Sinopse do livro 1:
A OESTE DE RAVKA, ONDE GRISHAS SÃO ESCRAVIZADOS E ENVOLVIDOS EM JOGOS DE CONTRABANDISTAS E MERCADORES…
…fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo.
Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza.
Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida.
O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.
Compre “Six of Crows” aqui e “Crooked Kingdom” aqui.
2º Lugar: Seu Lado Ruim, Anne Marck (resenha aqui)

Sinopse:
Rovy De La Cruz é um homem perigoso, ganha a vida fazendo coisas ilegais. É irascível, intenso, forjado para ser o pior. Não deveria sequer se atrever a lançar um olhar na direção da filha do pastor, a jovem boa e gentil, acostumada a seguir à risca as regras rigorosas da igreja na pequena Remissão.
O que ninguém sabe é que eles já se conhecem. Na infância, o garotinho rabugento, marcado pela violência em casa, e a menina curiosa e insistente haviam sido melhores amigos. Vizinhos de muro, encontravam-se às escondidas durante muito tempo.
Hava era o que tinha de melhor na vida de Rovy.
Até o dia em que esse elo foi desfeito.
Agora ele está de volta, os sentimentos inocentes da infância já não são os mesmos. Rovy se cansou de se esconder nas sombras para admirá-la de longe. Cansou-se de ver a dor nos olhos dela, uma que mais ninguém na maldita cidade parece ser capaz de enxergar, sem poder fazer nada.
Hava precisa dele. E é hora de ela saber que ele, bem, ele também precisa dela.
“Não me olhe assim”, pedi, escondendo a urgência sob a máscara impassível que eu vinha treinando.
“Assim como?”, ingenuamente, ela sussurrou.
Droga, eu odiava o que enxergava em seus olhos: o medo, a insegurança, a incerteza a meu respeito.
“Como se não soubesse o que esperar de mim. Ainda sou eu, Hava”.
Compre aqui.
1º Lugar: As Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin (resenha aqui)

Sinopse do livro 1:
“A Guerra dos Tronos” é o primeiro livro da série best-seller internacional “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que deu origem à adaptação de sucesso da HBO, Game of Thrones.
O verão pode durar décadas. O inverno, toda uma vida. E a guerra dos tronos começou. Como Guardião do Norte, lorde Eddard Stark não fica feliz quando o rei Robert o proclama a nova Mão do Rei. Sua honra o obriga a aceitar o cargo e deixar seu posto em Winterfell para rumar para a corte, onde os homens fazem o que lhes convém, não o que devem… e onde um inimigo morto é algo a ser admirado.Longe de casa e com a família dividida, Eddard se vê cada vez mais enredado nas intrigas mortais de Porto Real, sem saber que perigos ainda maiores espreitam a distância.
Nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. E, nas Cidades Livres, o jovem Rei Dragão exilado na Rebelião de Robert planeja sua vingança e deseja recuperar sua herança de família: o Trono de Ferro de Westeros.
Compre “A Guerra dos Tronos” aqui, “A Fúria dos Reis” aqui, “A Tormenta de Espadas” aqui, “O Festim dos Corvos” aqui e “A Dança dos Dragões” aqui.
E essa foi a primeira parte da minha lista de melhores leituras de 2019, em breve eu volto com um top 20 só com romances clássicos, históricos e de época. E vocês, já leram algum desses livros? Acham que mereceram estar aqui ou eu viajei total? Contem-me tudo! E, inclusive, fiquem à vontade para mostrar o top 10 de vocês também. Adorarei saber o que mais amaram ler em 2019 e pegar ótimas dicas de leitura. Obrigada por lerem até aqui. Beijos e até o próximo post! 😘😘😘
Update: a segunda parte da lista já foi postada, cliquem aqui para conferir.
2 comentários sobre “Melhores Leituras de 2019 ― Parte 1: Gêneros Mistos”