Harry Potter, J. K. Rowling

Harry Potter é uma daquelas séries tão fantásticas que qualquer vislumbre que temos do universo faz bater uma saudade enorme no peito e, com ela, a vontade de reler cada um dos livros só para sentir novamente todas as emoções deliciosas que eles nos provocam. Eu confesso que não tenho o hábito de fazer releituras, então, desta vez, tive de me contentar com os filmes, mas ainda assim foi maravilhoso e me fez reparar em coisas que, na primeira vez que vi, passaram despercebidas e que, agora, eu valorizo muito mais, como os momentos em que eles agem como garotos normais (os primeiros interesses amorosos, por exemplo, e as desavenças entre amigos seguidas, consequentemente, pela reconciliação).

Eu li a série em 2010, infelizmente, quando já era “grande” demais. Apesar disso, foi uma experiência incrível. Harry Potter é uma daquelas obras atemporais, capazes de cativar leitores de todas as idades. Tem um universo riquíssimo, grandioso e lindamente construído em que J. K. Rowling, por meio de uma escrita poderosa, fluida e gostosa, nos faz imergir desde as primeiras páginas. Possui personagens complexos e bem desenvolvidos, mas imperfeitos, o que facilita nossa identificação com eles. Acompanhar a evolução e o crescimento de cada um, sobretudo dos três bruxinhos principais, é uma experiência emocionante, mágica e, definitivamente, única. E nos ensina valores importantíssimos, como o amor, a amizade, a lealdade, o companheirismo e a coragem necessária para superar as adversidades. Somos arrebatados de tal forma que só conseguimos largar ao chegar à última página; e pode ter certeza, o amor por tudo o que conhecemos aqui nos acompanhará até o último dia das nossas vidas. Impossível não recomendar a série para todos. Ter filhos não está em meus planos, mas se porventura isso acontecer algum dia, Harry Potter com certeza será uma das primeiras coisas que lerei junto deles.

O único erro de J. K. Rowling foi ter criado um Twitter 😂😂😂 Brincadeiras à parte, Harry Potter é irretocável e, na minha humilde opinião, querer mexer nele agora é um erro. Ela deveria criar histórias novas, ainda que no mesmo universo, podendo, dessa forma, colocar a representatividade e as questões que ela tanto quer trabalhar (e ela está certa em querer incluí-las, só que a forma certa de fazer isso é torná-las relevantes, o que é impossível em uma obra acabada. Dizer que tal personagem é de tal forma, sem que isso faça diferença na história, não dá visibilidade à causa, faz a autora pagar de “biscoiteira” e ainda irrita os fãs, tanto aqueles que amam tanto a série que não querem que se mexa nela de jeito nenhum, quanto àqueles que poderiam ter se identificado e desfrutado da representatividade se ela, de fato, tivesse sido levada em conta e trabalhada durante a construção da história – não depois).

Hoje em dia, é difícil encontrar quem não conheça Harry Potter, ainda assim, é interessante apresentar os sete livros principais (e algumas coisitas mais) no post, sendo eles os seguintes:

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Sinopse:

Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. No dia de seu aniversário de 11 anos, Harry descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.

Harry Potter e a Câmara Secreta

Sinopse:

Para Harry, garoto sem família e rejeitado pelos tios, Hogwarts é tudo. Portanto, quando colegas, e até professores, começam a desconfiar que ele tem alguma participação nas tragédias que estão acontecendo no colégio, a situação fica mais complicada. Até Hermione, amiga querida de Potter, é atacada pelo monstro e se transforma numa estátua. Só resta ao nosso herói tentar resolver o mistério por conta própria. Mais uma vez, ele enfrenta o terrível bruxo das trevas e… O final é surpreendente e muito divertido.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Sinopse:

As aulas estão de volta a Hogwarts e Harry Potter não vê a hora de embarcar no expresso a vapor que o levará de volta à escola de bruxaria. Lá ele reencontra Rony e Hermione, seus melhores amigos em Hogwarts, e, para sua surpresa, é procurado pelo próprio Ministro da Magia. Sem que Harry saiba, o ministro está preocupado com o garoto, pois fugiu da prisão de Azkaban o perigoso bruxo Sirius Black. Para piorar a situação, os terríveis guardas de Azkaban, conhecidos por dementadores, estão de guarda nos portões da escola, caso Sirius Black tente algo contra Harry. Por fim, Harry tem de enfrentar seu inimigo para salvar Rony e obrigado a escolher entre matar ou não aquele que traiu seus pais.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Sinopse:

Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Para surpresa de todos, não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas europeias de bruxaria. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Inexplicavelmente, Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos, Rony e Hermione, e agora também o seu padrinho, Sirius Black, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Sinopse:

Harry não é mais um garoto. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursdley, sua estranhíssima família no mundo dos “trouxas”. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Neste quinto livro da saga, Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a já anunciada morte de alguém muito próximo.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Sinopse:

Harry, longe de ser aquele menino magricela que vivia no quarto debaixo da escada na casa dos tios trouxas, é um dos principais nomes entre aqueles que lutam contra Voldemort, e se vê cada vez mais isolado à medida em que os rumores de que ele é O Eleito, o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas, se espalham pelo mundo bruxo. Dois atentados contra a vida de estudantes, a certeza de Harry quanto ao envolvimento de Draco Malfoy com os Comensais da Morte e o comportamento de Snape, suspeito como sempre, adicionam ainda mais tensão ao já inquietante período.

Harry Potter e as Relíquias da Morte

Sinopse:

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, o encontro inevitável com Lord Voldemort não pode mais ser adiado. Harry, no entanto, precisa ganhar tempo para encontrar as Horcruxes que ainda estão faltando. E, pelo caminho, descobrir o que são afinal as Relíquias da Morte e como ele pode usá-las contra o Lorde das Trevas. Seguindo as poucas pistas deixadas por Dumbledore, Harry conta apenas com a ajuda dos leais amigos Rony e Hermione. Juntos, eles percorrem lugares nunca visitados, descobrem histórias nebulosas sobre pessoas queridas e acabam por desvendar mistérios que os incomodavam há muito tempo.

Além dos livros principais, J. K. Rowling também lançou a Biblioteca Hogwarts, composta por três livros que realmente pertencem ao universo da série.

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Sinopse:

Livro didático estabelecido na Escola Hogwarts de Magia e Bruxaria desde sua publicação, a obra-prima de Newt Scamander foi entretenimento das famílias bruxas através de gerações. Animais Fantásticos e Onde Habitam é uma introdução indispensável às criaturas mágicas e ao mundo bruxo.

Os anos de viagens e pesquisas de Scamander criaram um volume de importância incomparável. Algumas das criaturas serão familiares aos leitores dos livros de Harry Potter – o hipogrifo, o basilisco, o rabo-córneo húngaro… outras surpreenderão até mesmo o mais apaixonado dos magizoologistas amadores.

Mergulhe nesta leitura para descobrir os curiosos hábitos das criaturas mágicas ao redor dos cinco continentes…

Quadribol Através dos Séculos

Sinopse:

Bestseller permanente no mundo bruxo e um dos livros mais populares da biblioteca de Hogwarts, Quadribol Através dos Séculos contém tudo que você precisa saber sobre a história, as regras – e a violação dessas regras – do nobre esporte chamado Quadribol. Repleto de fatos fascinantes, este guia definitivo escrito pelo estimado especialista em quadribol Kennilworthy Whisp apresenta a história do jogo desde sua origem, nas névoas medievais do brejo de Queerditch, até o esporte moderno de hoje, idolatrado por várias famílias bruxas e trouxas em todo o mundo. Com cobertura abrangente dos times de quadribol mais famosos, as faltas mais comuns, o desenvolvimento das vassouras e muito mais, esta é uma bíblia do esporte essencial para todos os fãs de Harry Potter, amantes e jogadores de quadribol, sejam eles amadores de fim de semana ou detentores de ingresso para ver os Canhões de Chudley.

Os Contos de Beedle, o Bardo

Sinopse:

Os Contos de Beedle, o Bardo tem sido a leitura favorita para a hora de dormir de lares bruxos por séculos. Repleto de magia e truques, esses contos clássicos ao mesmo tempo entretêm e instruem, permanecendo tão cativantes para os jovens bruxos de hoje quanto eram quando Beedle usou pena e pergaminho para escrevê-los no século XV. Há cinco contos ao todo: “O Conto dos Três Irmãos” será conhecido dos fãs que leram Harry Potter e as Relíquias da Morte; “A Fonte da Sorte”, “O Coração Peludo do Mago”, “O Bruxo e o Caldeirão Saltitante” e “Babbity, a Coelha e seu Toco Gargalhante” completam a coleção. Essas joias narrativas são acompanhadas de notas explicativas feitas pelo professor Alvo Dumbledore (retiradas do arquivo do Diretor de Hogwarts com sua gentil permissão). Suas considerações esclarecedoras revelam que as histórias são muito mais do que simples contos morais, fazendo Babbity e o Caldeirão Saltitante serem tão familiares para os trouxas quanto a Branca de Neve e a Cinderela.

Além desses dez livros, existem ainda alguns materiais extras da série, incluindo três livretos que contém muitas curiosidades que valem a pena ser lidas pelos fãs mais apaixonados que querem saber tudo sobre o universo fantástico criado por J. K. Rowling. Eles estão à venda em e-book na Amazon. Inclusive, para quem não sabe, toda a série pode ser lida gratuitamente por quem assina o Kindle Unlimited. Não é maravilhoso?

Histórias de Hogwarts: Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos

Sinopse:

Essas histórias sobre proezas, percalços e passatempos perigosos traçam o perfil de dois dos personagens mais icônicos e corajosos da série Harry Potter: Minerva McGonagall e Remo Lupin. J.K. Rowling também nos permite dar uma espiadinha por trás do mistério que é a vida de Sibila Trelawney, e você ainda vai se deparar ao longo do caminho com Silvano Kettleburn, um imprudente amante das feras mágicas.

Histórias de Hogwarts: Poder, Política e Poltergeists Petulantes

Sinopse:

Essas histórias sobre poder, política e poltergeists petulantes lhe oferecem um vislumbre do lado mais sombrio do mundo bruxo, revelando as raízes da implacável Professora Umbridge, informações sobre os Ministros da Magia e a história da prisão de Azkaban. Você poderá sondar mais a fundo os primeiros anos de Horácio Slughorn como mestre de poções em Hogwarts – e sua relação com Tom Servoleo Riddle.

Hogwarts: Um Guia Imperfeito e Impreciso

Sinopse:

Hogwarts: Um Guia Imperfeito e Impreciso leva você numa jornada à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Você vai se aventurar pelos terrenos de Hogwarts, conhecer melhor seus residentes permanentes, aprender mais sobre as aulas e descobrir segredos do castelo… Tudo ao virar de uma página.

J. K. Rowling constantemente publica mais conteúdo sobre a série no Wizarding World, o site oficial de Harry Potter, mas infelizmente nem todos falam inglês e o tradutor do Google é bom, mas não fornece exatamente aquela experiência de leitura de qualidade, né? No entanto, a boa notícia é que constantemente alguns sites feitos por fãs traduzem este material e o disponibilizam gratuitamente para nós. A maioria dele pode ser lida aqui.

Todo o conteúdo citado até aqui foi produzido diretamente pelas mãos e a cabecinha talentosas da diva J. K. Porém, há alguns anos, mais precisamente, em 2016, com o aval da autora, foi produzida uma peça que se passa no mesmo universo do nosso bruxinho, mas 19 anos depois, tendo como protagonistas o filho do meio de Harry e Gina, Alvo Severo Potter, e o filho de Draco Malfoy, Escórpio. Mas já fica o aviso de que é MUITO diferente da série original, até porque não foi escrito por ela; além disso, é escrito em formato de roteiro teatral, o que pode estranhar quem não está acostumado.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (Resenha aqui)

Sinopse:

Baseada numa história original escrita por J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é a oitava história da série Harry Potter e a primeira a chegar aos palcos. A peça teve sua estreia mundial em 30 de julho de 2016 no West End de Londres.
Sempre foi difícil ser Harry Potter, e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar.
Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

E então, já leram ou assistiram os filmes de Harry Potter? Contem para mim como foi a experiência e o quanto essa série é importante para vocês. Conheciam todo o material? Se não, corram já para ler o que falta. Recomendo tudo (cof cof, a peça vocês leem por sua própria conta e risco). Beijos, até o próximo post! 😘😘😘

4 comentários sobre “Harry Potter, J. K. Rowling

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s