Resenha: Esta e Todas as Vidas, Anne Marck

Sinopse:

Na charmosa São Tomé das Letras, Minas Gerais, vive Antares Letícia, a jovem apaixonada pela vida no interior, pela beleza exuberante das grutas e cachoeiras pela qual a região é conhecida e, principalmente, as lendas e o misticismo que envolvem a cidade. Aos dezoito anos, em seu trabalho como guia turística, ela é contratada por um grupo vindo de São Paulo, e é então que conhece Bruno Romão, o homem bonito, fechado, capaz de provocar nela um perturbador sentimento de familiaridade. De saudade. Por alguma razão, Antares tem a impressão de que eles já se conhecem de algum lugar, e essa sensação se torna cada vez mais forte conforme eles se aproximam. Antares e Bruno Romão possuem uma conexão poderosa… E toda vez que a garota encara aquele profundo par de olhos cor de lavanda percebe uma paixão que nem mesmo o tempo foi capaz de apagar. Esta e Todas as Vidas é uma história incrível e emocionante sobre os sentimentos mais profundos, a simplicidade da vida e o propósito de viver.

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Novamente, a Anne Marck me mostrou o porquê de eu amar tanto suas histórias (para quem não sabe, ela é a minha autora nacional favorita). É tudo tão lindo, tão intenso, com uma escrita cativante e personagens principais e secundários extremamente marcantes. Eu me emocionei bastante enquanto lia, sobretudo no final. E, cara, valeu cada segundo. Temos alguns elementos místicos também, mas acho que insuficientes para caracterizar o livro como um romance paranormal ou sobrenatural (não sei diferenciar bem os dois tipos). Adorei a forma como isso foi trabalhado aqui.

Nossa mocinha, Antares, é uma guia turística, e logo no começo já dá para perceber o tamanho do amor dela pelo que faz e pela cidade em que vive. Tudo é narrado com tanta paixão que eu me vi ansiando por conhecer São Tomé das Letras, e com o passar das páginas, fui me sentindo cada vez mais familiarizada com o lugar, quase como se já tivesse estado lá. Cachoeiras, cavernas, muita beleza natural e muitas histórias que alimentam nossa imaginação e fazem com que nos questionemos sobre o que é ou não verdadeiro nos mitos contados por Antares e Flor. O livro tem aquele clima gostoso de interior, em que todo mundo se conhece, a amizade é mais forte e sincera e as pessoas, mais solidárias umas com as outras. E isso influencia a Antares em certo aspecto bastante importante, explorado ao longo do livro.

Duas histórias vão sendo contadas pra gente ao mesmo tempo, e uma vez que eu percebi isso, precisei reler todas as notas de abertura de capítulo, porque até então não estava prestando a atenção merecida. E, gente, que lindo! Triste também, mas vale a pena. Não é uma obra espírita, mas trabalha a ideia de reencarnação e amores de várias vidas, algo que eu absolutamente amo ver em livros. O romance em si demora a acontecer, mas de forma alguma é enrolado. Existe uma construção do relacionamento que é necessária e muito bonita. O sentimento que liga Antares e Bruno Romão é forte e verdadeiro, coisa de destino mesmo. No entanto, o mesmo destino que os une igualmente deseja separá-los, tragicamente, uma vez mais. Isso dá uma angústia, um aperto no peito. Ai, gente, a Anne Marck não escreve se não for pra destruir o nosso emocional, mas o pior é que, ainda assim, eu sou completamente apaixonada por tudo o que ela faz (talvez por causa disso mesmo).

O único defeito de Esta e Todas as Vidas é ser muito curto. Eu li super rápido e fiquei com aquele gostinho de “quero mais”. Inclusive, acho que outros personagens merecem ter sua história contada, principalmente Flor e Bruno Noronha, primo do nosso mocinho. Rola um clima bem bacana entre eles, e isso não é muito explorado. Iria amar se eles ganhassem seu próprio livro. É isso então, recomendo bastante essa leitura! Com certeza, vai ganhar coraçãozinho de favorito no Skoob.

Disponível em versão física na editora Astral Cultural e em e-book na Amazon: https://amzn.to/2kG2GqY.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s