Série Belle Époque, Diane Bergher

Oiiiiiii, meus amores. Hoje eu vim falar de uma série de romances de época nacional que eu amo de paixão. Segunda-feira eu já postei a resenha de Um Amor Inesperado, o primeiro livro de Amores Imperfeitos, que é uma trilogia que mostra o passado de personagens que já conhecemos, nem que seja de nome, em Belle Époque. Podem conferi-la aqui. Mas enfim, voltemos ao tema do post.

Belle Époque se passa entre o Rio de Janeiro e São Paulo no começo do século XX. Ela conta com cinco livros e oito contos mostrando a jornada de várias mulheres, diferentes entre si, mas sempre fortes e incríveis, até o momento em que encontram o amor.

Antes de conhecer essa série, eu só tinha lido romances de época (tirando os clássicos) que se passavam em outros países, e ela me abriu os olhos para o desperdício que é a maioria dos autores nacionais focarem tanto em escrever livros que se passam no exterior quando temos uma história e uma cultura tão ricas, que merecem ser exploradas intensamente, em todos os seus aspectos, por nossos escritores. Depois disso, eu comecei a procurar mais romances de época que se passam aqui, e foi quando tive a oportunidade de conhecer outras autoras maravilhosas, como a Chiara Ciodarot e seu Clube dos Devassos (resenhas: A Baronesa Descalça, As Inconveniências de um Casamento e Uma Certa Dama), bem como Vauline Gonçalves e seu livro Estio (resenha aqui), entre outras.

Belle Époque carrega todos os ingredientes que me viciaram nos romances de época internacionais, sobretudo os que se passam na Inglaterra regencial, mas com aquele gostinho brasileiro que tornou tudo ainda melhor. Eu sempre fui apaixonada por José de Alencar e Machado de Assis, e ver histórias que compartilham do ambiente em que eles desenvolveram seus livros, mas com aquela leveza encontrada apenas nas obras escritas no nosso século, foi maravilhoso. A escrita da Diane Bergher é deliciosa de ler, carregada de romantismo e sensualidade, com toques de ironia que me divertiram horrores. Seus personagens são apaixonantes e interessantíssimos e, embora vivam em outro século, é muito fácil se identificar com eles. E tudo isso, somado a uma diagramação impecável, uma revisão ortográfica criteriosa e uma pesquisa aprofundada sobre a história, os costumes e a moda brasileiros do século XX, resultou em uma série completamente viciante para os apaixonados pelo gênero, como eu.

Vou deixar a sinopse de todos os livros e contos que integram a série abaixo, juntamente com os links de compra dos e-books na Amazon. Nos próximos dias, estarei postando a resenha de cada um deles no ig e na página do face. Deem uma olhada por lá!

Belle Époque

Um Amor para Penélope (Resenha aqui)

Sinopse:

A vida fez de Penélope uma mulher forte e tenaz. No início do século XX, o sonho de toda mulher é ter um bom casamento e filhos, exceto para Penélope. Prestes a completar 25 anos, Penélope apenas quer receber a herança deixada pelo pai, um inglês que a deixou no Brasil ainda menina, e abrir uma escola para moças em São Paulo. Prestes a realizar seu sonho, Penélope é chamada por sua madrinha Violeta para que acompanhe a jovem Flora nos eventos sociais do Rio de Janeiro. Sem poder negar um pedido de sua amada madrinha, Penélope parte para o Rio de Janeiro, onde é acolhida pela tradicional família Gusmão de Albuquerque. Dona de uma beleza incomum e de uma inteligência irreverente, Penélope acaba por ser cortejada por vários cavalheiros, o que desperta ciúmes no solitário e responsável Felipe Gusmão de Albuquerque, o primogênito de Violeta. Viúvo e com uma filha pequena para educar, Felipe não esperava se apaixonar pela afilhada da mãe e fará de tudo para mantê-la distante de sua organizada e planejada vida. Felipe entende que Penélope não reúne as qualidades necessárias para ser a esposa de um rico banqueiro e chefe de uma das mais tradicionais famílias do Rio de Janeiro. Atormentados pela forte atração que sentem um pelo outro, Penélope e Felipe sucumbirão ao desejo, e um forte sentimento nascerá entre eles.

Disponível em versão física na editora Fragmentos e em e-book na Amazon: https://amzn.to/2U1vhH6.

Uma Aventura para Eloíse (Resenha aqui)

Sinopse:

Em 1922, o sonho de Eloíse é se tornar uma Médica Veterinária e desbravar o mundo em busca de aventuras. Apaixonada por animais desde menina e convicta de que as mulheres podem e devem ser mais do que apenas esposas, Eloíse vê numa expedição científica para a Amazônia a chance de viver uma grande experiência e aperfeiçoar seus estudos na área das Ciências Naturais. Para tanto, precisará convencer seu pai a deixá-la se reunir aos Parker, um casal de cientistas norte-americanos. O que Eloíse não esperava, era se meter numa confusão com Adrian, o sobrinho dos Parker. Após um encontro inesperado, Eloíse e Adrian se veem às voltas com uma forte atração que ditará o rumo de suas vidas.

Uma Aventura para Eloíse é um spin-off da Série Belle Époque, ansiosamente aguardada pelas fãs da saga, que em formato de conto, narra parte da mocidade de Eloíse, a filha sapeca de Felipe Gusmão de Albuquerque e uma das personagens mais cativantes da série.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2Y3xkJT.

Uma Paixão para Flora (Resenha aqui)

Sinopse:

O sonho de Flora sempre foi fazer uma grande estreia na sociedade carioca. O que aconteceu tardiamente, apenas aos 17 anos, pois sua família, diferente das outras da época, deseja que Flora tenha um casamento por amor, sem interesses superficiais. Em meio à confusão de pretendentes ao coração de Penélope, afilhada de sua mãe, a caçula dos Gusmão de Albuquerque conhece Yuri Volkov, um imigrante russo que fez fortuna no Brasil ao se dedicar ao mundo do entretenimento. Yuri enxerga em Flora uma oportunidade de ser aceito pela nata social carioca e a seduz, forçando um casamento entre eles. Os planos do empresário não saem como o esperado e ele se vê apaixonado pela esposa, fazendo-o lutar para conseguir protegê-la de um passado marcado por atos ilícitos. Atormentados pela forte paixão que sentem um pelo outro, Flora e Yuri terão que superar vários obstáculos para terem o merecido final feliz.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2TXxG5w.

Um Marido para Lenita (Resenha aqui)

Sinopse:

O sonho de Lenita é se casar com um homem honrado e viver feliz para sempre. Como é a caçula da família, o pai de Lenita exige que suas irmãs mais velhas se casem antes, rejeitando, assim, todos os candidatos à mão da jovem. Quando sequestrada, Lenita conhece Dimitri Petrova, um mafioso russo que foi enviado ao Brasil para convencer Yuri Volkov a retomar os negócios da Máfia Russa. Prática e cheia de vida, Lenita se apaixona pelo seu sequestrador em meio às confusões arranjadas por Flora, sua melhor amiga.

Um Marido para Lenita é o spin-off de Uma Paixão para Flora, o livro 2 da Série Belle Époque. Os acontecimentos deste conto são narrados pela destemida e determinada Lenita Moreira Sales, mais uma personagem fascinante da saga.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2TTrlbf.

Uma Lua de Mel para Judite (Resenha aqui)

Sinopse:

Judite e Sean casaram-se em uma cerimônia dos sonhos. Entretanto, depois de uma longa lua de mel na Europa, as coisas não saíram como o esperado. Assoberbado com o trabalho, Sean quase não tem tempo para a esposa. Judite, afoita por atenção, interpreta equivocadamente a falta de atenção do marido, ensejando a primeira briga do casal, que resulta em uma separação dolorosa para ambos, na qual o amor terá que ser o ingrediente essencial para juntá-los novamente.

Uma Lua de Mel para Judite é mais um spin-off de Uma Paixão para Flora, o livro 2 da Série Belle Époque, e narra os primeiros meses de casamento de Judite e Sean, um dos casais mais queridos da série. Ela, uma italiana cheia de vida, e ele, um irlandês inteligente e perspicaz. Duas almas que se encontram para viver o tão famoso “felizes para sempre”.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2HCmK6N.

Uma Noite para Helena (Resenha aqui)

Sinopse:

Helena é uma comprometida enfermeira que trabalha para um renomado médico em São Paulo. Viúva há anos, dedicou sua vida à educação de sua irmã menor, a quem considera uma filha. Sua determinação em ser um bom exemplo para a irmã mais nova ameaça ruir quando Bento é colocado sob seus cuidados. Considerado um dos melhores partidos do Rio de Janeiro, e para fugir da fila interminável de pretendentes, Bento havia cedido às pressões de seu irmão mais velho e se mudado para São Paulo, com o intuito de assumir o comando da filial do banco da família. Seriamente ferido em um duelo, Bento não esperava se apaixonar pela linda e destemida enfermeira. Ambos cedem ao desejo numa noite qualquer. Era para ser uma única noite, afinal Helena era a mais velha dos dois e deveria ter mais juízo. Mas Bento não desistirá dela tão facilmente e dará início a um jogo de sedução, no qual o amor ditará o rumo dos acontecimentos.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2HwjlXH.

Um Romance para Berenice (Resenha aqui)

Sinopse:

Berenice é a personificação da doçura e do bom comportamento. Uma donzela de princípios que apenas quer encontrar seu par perfeito e ser feliz para sempre. Dona de uma personalidade tranquila em meio a uma família conhecida pelo gênio forte, Berenice encontrará o amor onde menos esperava. Eliseu Padilha, um médico recém-formado e com um futuro brilhante, em visita aos tios no Rio de Janeiro, se encanta pela herdeira mais velha dos Gusmão de Albuquerque; e para tomá-la como esposa terá que provar que a merece, além de ser aprovado pela mais excêntrica família do Rio de Janeiro.

Um Romance para Berenice é o spin-off de Uma Noite para Helena e contará a história de Berenice e Eliseu, o casal simpático e apaixonado da série, remetendo-nos aos anos anteriores ao primeiro livro.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2CsPawv.

Um Namorado para Telma (Resenha aqui)

Sinopse:

Telma, diferentemente de outras moças de sua idade, não sonha mais em ser pedida em casamento ou mesmo em viver uma grande história de amor. Professora em um grupo escolar, alterna seus dias entre ensinar e ler novelas góticas. Sendo a mais nova de quatro irmãs, acostumou-se a ser a tia que está disponível para cuidar dos sobrinhos. O que Telma não esperava era reencontrar Thales, seu amor de infância que só tinha olhos para sua irmã mais velha. Thales Padilha voltou recentemente da Europa, formado em Direito e, como um exímio boêmio, apenas quer aproveitar os prazeres da vida e não pensa em se casar tão cedo. De um encontro inusitado, Telma e Thales implicam um com o outro e iniciam um jogo muito perigoso. Ele quer ajudá-la a arrumar um namorado, mas Telma tenta afastá-lo antes que acabe apaixonada e machucada.

Um Namorado para Telma é mais um spin-off de Uma Noite para Helena, o livro 3 da Série Belle Époque e conta a história de Thales Padilha, o primogênito peralta de Berenice e Eliseu.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2UIeKVl.

Um Cavalheiro para Lorena (Resenha aqui)

Sinopse:

Lorena, uma rica herdeira, foi colocada num sanatório pelo seu tio e tutor inescrupuloso, devido ao seu temperamento forte e rebelde para a época. Com a morte do ancião, Danilo Magalhães, um advogado bem-sucedido, assume a tutela e a administração dos seus bens. Intrigado com o novo caso, Danilo toma a decisão de visitá-la e fica encantado com sua beleza e inteligência. Não querendo cometer uma injustiça, e desconfiado das reais intenções dos parentes de sua pupila, o advogado decide acolhê-la em sua casa, onde Lorena desabrocha para a vida, revelando-se uma jovem apaixonada pelos números e pelos grandes pensadores. Com ideias à frente de seu tempo e disposta a se tornar uma mulher de negócios, Lorena demonstra estar apta a gerir a cervejaria que o pai lhe deixou como herança. Seu espírito empreendedor e rebelde desperta sentimentos no solitário cavalheiro, que desacreditando ser capaz de amar novamente, encontra, nos braços de sua pupila, mais do que paixão e conforto. Uma união inusitada e improvável, na qual o amor terá que ser mais forte do que as intrigas e armadilhas que tentam afastá-los.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2CrKXt4.

Um Herói para Luciana (Resenha aqui)

Sinopse:

Luciana sempre ousou sonhar e querer demais para uma dama de sua época, o que lhe trouxe problemas sem precedentes. Dona de uma mente curiosa e fértil em demasia, foi aprisionada por decisão de seus pais dentro de um asilo para donzelas desajustadas ao se recusar desposar um rico fazendeiro mineiro e desejar cursar a Faculdade de Direito. Em clausura, encontra conforto na amizade de Lorena Neumann, com quem divide a esperança de liberdade. Lorena consegue a proteção do jovem advogado Danilo Magalhães Filho, que se compromete a não afastar as duas amigas. Para tanto, Danilo pede auxílio para resolver a situação a Álvaro Junqueira, seu colega de longa data e um brilhante causídico, que fica encantado com a ávida mente e com a beleza de Luciana. Não demora muito para os dois jovens se envolverem sentimentalmente e um escândalo poderá comprometer a reputação da jovem, que se vê obrigada a fugir com Álvaro para o exterior.

Um Herói para Luciana é o spin-off de Um Cavalheiro para Lorena e contará a história de Luciana e Álvaro, o casal apaixonado e escandaloso da série, remetendo-nos aos acontecimentos ocorridos no livro 4 sob o ponto de vista de Luciana, brindando-nos ainda com relatos emocionantes de sua fuga para se casar com seu grande amor.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2OkVLy1.

Um Escândalo para Cecília (Resenha aqui)

Sinopse:

Cecília e Matthew cresceram como se fossem primos devido à proximidade de suas famílias: os Magalhães e os Gusmão de Albuquerque. Muito apegados um ao outro desde a infância, acabaram se afastando quando Matthew viajou à Inglaterra a fim de concluir seus estudos, já que lhe era uma oportunidade única de conviver com o lado inglês de sua família. Sentindo-se traída e abandonada por aquele a quem julgava amá-la, Cecília resolveu fechar seu coração para o amor e dedicou-se à carreira de bailarina, tornando-se uma das mais notáveis no corpo de balé do Teatro Municipal. Matthew regressa ao Brasil e, ao encontrar uma bela e inteligente mulher no lugar de sua tímida amiga, deixa-se levar pelo desejo, seduzindo-a para seus braços. Cecília não o rechaça e depois de uma noite de amor um grande escândalo ameaça pairar sobre suas famílias, forçando-os a encarar a verdade sobre seus próprios sentimentos.

Um Escândalo para Cecília é mais um spin-off de Um Cavalheiro para Lorena, o livro 4 da Série Belle Époque e conta a história de Cecília, a primogênita de Lorena e Danilo, e Matthew, um dos filhos mais velhos de Penélope e Felipe.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2XPUTZ7.

Um Duque para Irene (Resenha aqui)

Sinopse:

Filha de um barbeiro-cirurgião e irmã de uma enfermeira, o maior desejo de Irene é se formar médica. Em busca de seu sonho, Irene se mudou para o Rio de Janeiro com o objetivo de frequentar a Escola de Medicina, onde foi acolhida pela família do seu cunhado, os Gusmão de Albuquerque, e patrocinada por Lady Penélope. Sua determinação é ameaçada com a chegada do charmoso irmão de sua benfeitora. Willian McCrudden, o Duque de Cumberland, é um aristocrata inglês, cujo berço e influência o fazem um dos melhores partidos da Inglaterra. Altivo e comprometido com as tradições e com a linhagem da família, Willian não esperava se sentir atraído por uma jovem sem berço, cuja atividade favorita é irritá-lo, qualidades impróprias para uma futura duquesa. Pessoas de mundos e ideais diferentes que se veem apaixonados e sem saber o que fazer com o forte sentimento que os une.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2FgwLnc.

Um Inglês para Rita (Resenha aqui)

Sinopse:

Rita é uma jovem que não espera muito da vida a não ser manter seu bom emprego e ser feliz ao lado da mãe, uma ex-escrava que foi acolhida pela família Volkov. Meiga e de coração puro, não contava se apaixonar por um inglês que representava tudo o que ela mais abominava em um homem. Oscar desembarcou no Brasil a contragosto para acompanhar o Duque de Cumberland, a quem servia como criado de quarto, única função que lhe restou depois de ser expulso do Exército Inglês por comportamento não digno a um cavalheiro. De um encontro do acaso, o jovem inglês fica encantado com a beleza de Rita, uma dama de pele da cor do caramelo e rosto delicado que o seduz apenas com uma troca de olhares, fazendo-o reconsiderar as escolhas feitas até então.
Um Inglês para Rita é o spin-off de Um Duque para Irene e contará a história de Ritinha e Oscar, o casal que romperá as barreiras do preconceito para viver o mais genuíno dos amores da série.

Disponível em e-book na Amazon: https://amzn.to/2CpIhMs.

E então, gostaram de conhecer essa série? Espero que sim, ela é maravilhosa. Agora, se já conheciam e tiveram a oportunidade de ler algum dos livros ou contos, contem o que acharam. Vou adorar saber. Beijos, até o próximo post! 😚😚😚

4 comentários sobre “Série Belle Époque, Diane Bergher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s