Entrevista – Silvana Barbosa

Olá, meus amores. Já fazia um tempinho que eu não postava uma entrevista por aqui, mas hoje eu voltei com uma autora super especial, que escreveu duas das séries de romances de época que eu mais amo. Espero que gostem! ❤❤❤

Silvana Barbosa é carioca e formada em Administração de Empresas. Começou a escrever em 2012, mas só foi publicar no final de 2016, quando lançou o primeiro livro da série Libertinos, o romance de época Por você, em e-book. Depois foi lançando os outros, sempre em formato digital, até que recebeu uma proposta da editora Portal para publicar as histórias dos Libertinos em formato impresso. Enquanto isso, lançou outros livros avulsos, de época e contemporâneos, a nova série medieval Cavaleiros das Terras Altas e a coleção Sonhando com Romances, que tem histórias diversas, sempre curtas, simples, sensuais e a preço popular, bem ao moldes dos livrinhos de banca, mas com a praticidade do digital. Sua cabeça está sempre cheia de ideias e projetos, e promete ainda muitas surpresas e novidades para os leitores.

Confiram a nossa entrevista:

1 – Se apresente brevemente.

Sou a Silvana Barbosa, casada, mãe de 2 garotos, sagitariana, carioca, salgueirense, que adora uma boa série na TV, praia, sol, Coca-zero, batata-frita e um chope gelado. Tive vários empregos diferentes, me formei em administração de empresas, mas na escrita é que de fato encontrei o trabalho mais legal de todos.

2 – Quais os gêneros que prefere escrever?

Gosto mais de escrever romances de época.

3 – Planeja tentar algum outro? Qual?

A minha pretensão é continuar com romances, mesmo que varie de época ou brinque um pouco com sobrenatural ou fantasia.

4 – Qual o seu personagem original favorito? Por quê?

Tenho carinho por todos os meus personagens, e meus protagonistas são quase família para mim, mas, se fosse escolher algum um pouquinho mais querido, seria lorde Tim. Gosto do desprendimento dele, de que faça suas próprias regras e, claro, de sua fala sem filtro.

5 – Qual o livro de que você mais se orgulha? Por quê?

Nesse ponto, não tenho um escolhido. Me orgulho de todos.

6 – Qual seu trabalho mais desafiador? Por quê?

Acho que a série medieval Cavaleiros das Terras Altas é a mais desafiadora, por envolver mais pesquisa e se desenrolar em tempo e lugar distantes demais de nós, brasileiros, em todos os sentidos. Adaptar histórias para um passado e local que não tem nada a ver conosco é complicado.

7 – Está escrevendo algum livro nesse momento? Se puder, fale um pouco sobre ele.

Estou revisando meu próximo lançamento: Governado pelo Amor, que vai sair pelo selo Sonhando com Romances. Vai contar a história de Ângela e Renato, que são amigos desde sempre e, compartilhando os mesmos ideais, unem-se também profissionalmente: ele, eleito como governador, e ela, como sua assistente e braço direito. A convivência diária transforma esta amizade em uma paixão avassaladora. O resto vocês descobrem semana que vem, quando ele sair na Amazon.

8 – O que inspira sua escrita?

Muitas coisas. Uma cena de filme, uma música, uma história contada aqui ou ali. Algumas vezes, até uma conversa pode gerar ideias interessantes para a criação de uma história. Me orgulho em dizer que todas as minhas amigas e amigos são muito criativos e inspiradores.

9 – Qual seu sonho como autora?

Meu sonho como autora brasileira é que os livros nacionais tenham, pelo menos, o mesmo destaque aqui que os autores estrangeiros têm. Acho triste que brasileiros, tanto distribuidores como consumidores, priorizem escritores de fora ao invés de seus conterrâneos. Não só por questão de patriotismo, mas de lógica: a vantagem deveria ser sempre para o time da casa! Nos EUA, por exemplo, não há balcões ou prateleiras de grandes livrarias tomadas com títulos brasileiros, argentinos ou espanhóis. Não, mesmo. Quem está lá em destaque, e por todos os lados, são norte-americanos, eles se dão valor e estão certos. Aqui se considera o produto nacional inferior, com isso desvalorizamos a nós mesmos.

10 – Fale sobre seus planos futuros para a escrita.

Finalizar a série Cavaleiros das Terras Altas ainda este ano, lançar mais um livro da coleção Sonhando com Romances e lançar o primeiro volume do spin-off de Libertinos.

11 – Quais seus autores e livros favoritos (nacional e estrangeiro)? Fale um pouco sobre eles. Existe algum que acha que todo mundo deve ler?

Meu livro nacional favorito é O Alquimista, de Paulo Coelho. Recomendo. A história é curta e simples, e acho que o encanto está aí mesmo, na simplicidade. Além disso, acho que este livro é um marco para autores nacionais da chamada “nova geração”, porque chama atenção para o fato de que não precisamos nos ater ao que era feito tradicionalmente aqui antes. Podemos seguir nosso próprio estilo e falar sobre o que quisermos. Uma quebra bem legal de paradigma. Sobre autores favoritos, sou bem eclética e indico de Sidney Sheldon a Jorge Amado, rsrs. Leiam o que quiserem, gente, mas leiam livros! E incluam os nacionais em suas listas. No Clube das Romancistas tem muitas autoras ótimas, e fora também, então diversifiquem e conheçam a nova safra que está aí, mostrando originais e divertidas formas de se fazer literatura.

12 – Qual o seu personagem favorito (em livros de outros autores)? Por quê?

Hum… Que pergunta complicada! Não acho que tenha um favorito, mas alguns se destacam por seus temperamentos e atitudes impressionantes em nome do amor, e a mudança que sofrem graças a ele. Gosto de Mister Darcy (Orgulho e Preconceito – Jane Austen), de Sebastian St Vincent (Pecados no Inverno – Lisa Kleypas), de Gideon Carradice (Inadequado, mas Irresistível – Anne Gracie), do conde Edward de Raaf (O Príncipe Corvo – Elizabeth Hoyt) e do Dain (O Príncipe dos Canalhas – Loretta Chase), só para citar alguns.

E então, o que acharam da nossa conversa? Espero que tenham gostado! Beijos, até o próximo post! 😘😘😘

PS: cliquem aqui e confiram as resenhas dos livros da Sil já publicadas no blog, além de outros posts sobre a autora.

3 comentários sobre “Entrevista – Silvana Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s